segunda-feira, 9 de maio de 2011

RIO CRIANÇA GLOBAL

O Programa Rio Criança Global (Decreto nº 31187 de 06/10/2009) define o ensino de língua estrangeira, mais especificamente a Língua Inglesa, como prioridade, com ênfase na comunicação verbal do idioma Inglês, para que nossos alunos possam trabalhar com turismo e interagir com atletas e turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo a secretária de educação Cláudia Costin o mundo contemporâneo globalizado exige muito mais do que apenas habilidades em Português ou Matemática. “Mas por que inglês e não japonês ou mandarim? Porque o inglês é a língua da comunicação mundial”, explicou a secretária.

– Em Copenhague, na Dinamarca, não havia um motorista, um recepcionista no hotel, uma pessoa num bar ou restaurante que não falasse inglês. Nos países desenvolvidos, cada vez mais as pessoas falam inglês. E os avanços tecnológicos nos colocaram em contato permanente com esse idioma. Quem entra na Internet acaba aprendendo ou sendo forçado a conhecer as palavras em inglês para se movimentar na Web ( Eduardo Paes).

O enfoque das aulas também será diferente, privilegiando a conversação e a fluência verbal.

Professor Bruno Ferrari

Dou aula de inglês na Escola Municipal Henrique Dias desde setembro de 2010 e percebo o quanto as crianças, em geral, são receptivas ao ensino da língua em questão. Como o material utilizado serve de guia – os planejamentos já estão prontos – cabe ao professor customizá-lo de acordo com as necessidades de cada turma.

A maioria dos alunos se mostra entusiasmada com as aulas, sempre se engajando nas atividades propostas. No entanto, o que percebo como professor, é que apesar de terem uma excelente participação, os alunos ainda permanecem hesitantes e não acreditam que podem falar inglês.

A fim de compensar tal situação, tenho feito atividades de revisão constantes para que assimilem melhor o vocabulário aprendido e tenho ainda insistido para que usem as expressões em inglês que já conhecem.

Com isso, posso afirmar que mesmo com eventuais problemas de disciplina, meus objetivos têm sido alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário