sábado, 28 de maio de 2011

ARTE NA ESCOLA





Ensino de Arte nas escolas regulares

Célia Maria De Castro Almeida

Um dos desafios aos professores e professoras que atuam na educação básica ─ não apenas para aqueles que nela ensinam Arte ─ é buscar uma maior aproximação entre a educação e a vida cotidiana, reforçando, enriquecendo e ampliando uma rede de conhecimentos e experiências múltiplas vivenciadas por alunos e alunas no dia a dia de suas vidas.

Mas há também outros desafios, como possibilitar aos estudantes a oportunidade de construir novos conhecimentos e de ter novas experiências que alarguem e ultrapassem o âmbito dos saberes e fazeres próprios da vida comum. Outro aspecto é contemplar a pluralidade cultural nos currículos da educação básica, a fim de superar um etnocentrismo que explicitamente ou implicitamente ainda prevalece nos conteúdos curriculares. Urge superar uma educação escolar assentada numa visão essencialista, universalista e igualitária, que legitima certa civilidade e exclui a expressão de minorias culturais. No ensino de Arte, estes dois desafios se entrelaçam e podem ser sintetizados em um: o de se promover o contato do alunado com uma produção artística plural, que contemple não apenas a chamada arte erudita expressa em suas várias linguagens ─ música, artes cênicas, dança, artes visuais ─, como as mais variadas formas de expressões estéticas da cultura tradicional e da cultura de massa.

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