1-Reflexão sobre COMPETÊNCIA
O professor antes de ter competências técnicas, deveria ser capaz de identificar e de valorizar suas próprias competências, dentro de sua profissão e dentro de outras práticas sociais. Isso exige um trabalho sobre sua própria relação com o saber. Muitas vezes, um professor é alguém que ama o saber pelo saber, que é bem sucedido na escola, que tem uma identidade disciplinar forte desde o ensino secundário. Se ele se coloca no lugar dos alunos que não são e não querem ser como ele, ele começará a procurar meios interessar sua turma por saberes não como algo em si mesmo, mas como ferramentas para compreender o mundo e agir sobre ele. O principal recurso do professor é a postura reflexiva, sua capacidade de observar, de regular, de inovar, de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência. Mas, com certeza, existem capacidades mais precisas :
• saber gerenciar a classe como uma comunidade educativa ;
• saber organizar o trabalho no meio dos mais vastos espaços-tempos de formação (ciclos, projetos da escola) ;
• saber cooperar com os colegas, os pais e outros adultos ;
• saber conceber e dar vida aos dispositivos pedagógicos complexos ;
• saber suscitar e animar as etapas de um projeto como modo de trabalho regular ;
• saber identificar e modificar aquilo que dá ou tira o sentido aos saberes e às atividades escolares ;
• saber criar e gerenciar situações problemas, identificar os obstáculos, analisar e reordenar as tarefas ;
• saber observar os alunos nos trabalhos ;
• saber avaliar as competências em construção.
Philippe Perrenoud
doutor em sociologia e antropologia, ele dá aulas nas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação. Escreveu 10 Novas Competências para Ensinar (Ed. Artmed); Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza, (Ed. Artmed) entre outros
Após leitura do texto, a diretora Professora Alcir Vidal falou algumas palavras, deu oportunidades e passamos ao Conselho propriamente dito.
2-Assuntos gerais/informações.
3-Os professores falam sobre suas atuações em sala,sobre o desempenho das turmas,ouvem opiniões de colegas.
4-Os professores de Inglês e Educação Física,falam do seu trabalho e dão seus depoimentos juntamente com os professores das turmas.
5-Cada professor fala da sua turma, dos alunos que se destacam positivamente dentre os demais e também, daqueles que necessitam de recuperação paralela ou reforço escolar.
6-Os professores falam do material pedagógico recebido da SME,comentam sobre as dificuldades e sobre os acertos do material.
Estiveram presentes no COC a voluntária professora Nilza Negreiro e a estagiária Marcele que
falaram sobre os alunos por elas assistidos.O Conselho de Classe teve início às 8 horas e foi encerrado às 13 horas.
Após o encerramento,houve almoço de confraternização e boas vindas aos novos colegas na U.E..
MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO APÓS O COC
antes...
depois!
Nenhum comentário:
Postar um comentário