ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
Alunos atendidos: E.I./4ºANO
Justificativa:
A proximidade com os festejos juninos e o recesso escolar sempre despertam um grande interesse nos alunos em trabalhar festas. Os meses de junho e julho são marcados por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam ,muitas vezes, só em agosto. O auge das festas , no entanto,acontecem às vésperas do recesso escolar .Muitas pessoas soltam fogos de artifícios, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Objetivo Geral:
O tema desse final de bimestre (+ ou – 10 dias) é a Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos e aproximar ainda mais os pais e responsáveis às ações da escola.
Objetivos Especificos:
• Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
• Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do grupo;
• Cultivar o zelo pelo meio ambiente,falado dos riscos e perigos do costume de soltar balões.
Recursos:
• Músicas;
• Colagem;
. Dobradura;
• Recortes;
• Produção de enfeites para a sala e para o pátio da escola;
• Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança com a bola , estoura balão, argola, corrida da laranja, etc.)
• Ditado Junino,elaboração de problemas e busca de soluções;
• Comidas típicas;
• Origem da Festa Junina.
Culminância:
• Elaboração de murais com as características de um verdadeira Festa Junina.
• Festa na escola (cada família ficando responsável por trazer um doce ou salgado característico).
Avaliação:
A avaliação acontece no decorrer do projeto, observando a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário