sexta-feira, 28 de junho de 2013

FUTEBOL na CASA DE ALFABETIZACAO

JOGADOR
                 JOGO             GOLEIRO
                                       GOL
                            BOLA                REDE
muita alegria, amizade,festa,letramento,alfabetizacao!
Torcendo pelo Brasil na Copa das Confederações!

É uma partida de futebol

Skank

Bola na trave não altera o placar

Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte

A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol

A chuteira veste o pé descalço

O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol

O meio-campo é lugar dos craques

Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

O meu goleiro é um homem de elástico

Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar

Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

O meio-campo é lugar dos craques

Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol !

Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê


Professora Jaqueline


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atenção ao calendário ! Anote em sua agenda!

Estamos chegando ao final do primeiro semestre e pedimos a sua atenção para o Calendário Escolar.
                  Dia 10/07 (quarta-feira)  -  Festa Junina
  Dia 12/07  –  Conselho de Classe da E.I.. 
        Dias 15, 16 e 17/07  –  Jornada Pedagógica para os Professores da E.I.
  De 18/07 a 31/07  –  Recesso Escolar
  Dia 01/08  –  Início das aulas do 2º semestre
 FESTA JUNINA – Dia 10/07 (quarta-feira).
A Festa Junina da E.M. Henrique Dias será realizada no  no turno em que o aluno estuda.
Os alunos entrarão no horário normal vestidos à moda caipira e participarão das brincadeiras com os colegas e professores. Os responsáveis estão convidados para assistirem as apresntações das turmas nos seguintes horários:
1º turno às 10 horas                                       2º turno às 15 h.
No dia da festa serviremos Canjica e Milho Cozido.                                                   A Direção

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Superlua

Superlua – um pouquinho dela, no dia 24 de junho de 2013 - Dia de São Joao

fotografia regina ribeiro 
Superlua , um fenômeno em que o satélite natural da Terra fica maior e mais brilhante do que o comum em uma Lua cheia, aconteceu no dia 23 de junho. Este também foi o momento mais próximo da Terra com a Lua no ano de 2013.  Este fenômeno é também chamado de perigeu lunar, já que a órbita lunar tem o formato de uma elipse, e não de um círculo.
A proximidade da Lua pode aumentar as marés, mas não precisamos nos preocupar já que as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal. A agência espacial americana (Nasa) informa também que as Luas em perigeu não disparam desastres naturais. Para quem desejar fotos, ou apreciar o acontecimento, o melhor momento é quando a Lua ainda está perto do horizonte. Em contraste com árvores e prédios, ela parecerá ainda maior. Fonte RD3.net.br



Salve a natureza!



Borboleta

 Andre L. Soares

Borboleta mimetista
O teu truque é muito velho;
E conta sempre com a falha
De um olho que pouco  enxerga.
Em verdade, tens apenas uma asa.
Essa outra, tão simétrica,
É somente o reflexo
No espelho que carregas.

Uma borboleta veio visitar a Sala de Aula da Tia Jaqueline, nossa professora de Educação Física.Foi uma festa!


domingo, 9 de junho de 2013

O ONIBUS DA LUIZA

Luiza Vitoria fica muito feliz . Todos os dias o onibus busca e leva ela e sua mae, no ir e vir para a escola!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A CASA DE ALFABETIZAÇÃO NA FNLIJ-2013



                                             
Um Rio de Leitores - o prazer de ler aos seis anos.
 
A Professora Regina (Coordenadora Pedagógica) escolhendo novos livros

                                              Felicidade pura no retorno à escola.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Iza Locateli e a Casa de Alfabetização


Numa escola bem sucedida , o diretor conhece os professores e alunos pelo nome, eles não são apenas números para as estatísticas. Enfim , na boa escola não funciona a economia de escala tão cara às empresas ,até porque escolas não devem se pautar pela lógica das empresas.
Uma escola não constrói mercadorias. Nelas se constróem conhecimentos, valores e atitudes, tudo isto permeado por contatos interpessoais.

ANISIO TEIXEIRA refletindo sobre educação na Casa de Alfabetização

Didática da ação

As novas responsabilidades da escola eram, portanto, educar em vez de instruir; formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade. Para isso, seria preciso reformar a escola, começando por dar a ela uma nova visão da psicologia infantil.

O próprio ato de aprender, dizia Anísio, durante muito tempo significou simples memorização; depois seu sentido passou a incluir a compreensão e a expressão do que fora ensinado; por último, envolveu algo mais: ganhar um modo de agir. Só aprendemos quando assimilamos uma coisa de tal jeito que, chegado o momento oportuno, sabemos agir de acordo com o aprendido.

Para o pensador, não se aprendem apenas idéias ou fatos mas também atitudes, ideais e senso crítico – desde que a escola disponha de condições para exercitá-los. Assim, uma criança só pode praticar a bondade em uma escola onde haja condições reais para desenvolver o sentimento. A nova psicologia da aprendizagem obriga a escola a se transformar num local onde se vive e não em um centro preparatório para a vida. Como não aprendemos tudo o que praticamos, e sim aquilo que nos dá satisfação, o interesse do aluno deve orientar o que ele vai aprender. Portanto, é preciso que ele escolha suas atividades.

Por tudo isso, na escola progressiva as matérias escolares – Matemática, Ciências, Artes etc. – são trabalhadas dentro de uma atividade escolhida e projetada pelos alunos, fornecendo a eles formas de desenvolver sua personalidade no meio em que vivem. Nesse tipo de escola, estudo é o esforço para resolver um problema ou executar um projeto, e ensinar é guiar o aluno em uma atividade.

Para pensar

As escolas comunitárias americanas inspiraram a concepção de ensino de tempo integral de Anísio Teixeira. Lá, no entanto, a jornada dificilmente tem mais do que seis horas diárias. O conceito entre nós ampliou-se consideravelmente: escola de pelo menos oito horas e, no caso dos Cieps, uma instituição que deveria dar conta de todas as necessidades das crianças, até mesmo de cuidados maternos e moradia. Numa realidade na qual os recursos são limitados, o problema é de prioridades e decisões difíceis: manter uma escola com esse modelo para uma minoria ou manter um modelo menos ambicioso para a maioria? Afinal, Anísio também propunha uma escola para todos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ALFABETIZAR É PRECISO - Paulo Freire

Lembrando  Paulo Freire
Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o auto-aprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo - portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade. 

Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu. Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro - e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo", diz José Eustáquio Romão, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos. Basicamente, o método propõe a identificação e catalogação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua, como por exemplo "tijolo" para os operários da construção civil. 



Diante dos alunos, o professor mostrará lado a lado a palavra e a representação visual do objeto que ela designa. Os mecanismos de linguagem serão estudados depois do desdobramento em sílabas das palavras geradoras. O conjunto das palavras geradoras deve conter as diferentes possibilidades silábicas e permitir o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante a leitura e a escrita. "Isso faz com que a pessoa incorpore as estruturas lingüísticas do idioma materno", diz Romão. Embora a técnica de silabação seja hoje vista como ultrapassada, o uso de palavras geradoras continua sendo adotado com sucesso em programas de alfabetização em diversos países do mundo.

ESCOLAS FECHADAS DURANTE O RECESSO!!!

  1. Atenção, diretores! As escolas ficarão fechadas durante o recesso. Quero todos revitalizados após o merecido descanso!

domingo, 2 de junho de 2013

A LINGUA ESTRANGEIRA NA CASA DE ALFABETIZACAO

A aprendizagem de Língua Estrangeira é uma possibilidade 
de aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e 
como cidadão. Por esse motivo,ela deve centrar-se no engajamento 
discursivo do aluno, ou seja, em sua capacidade de se engajar e 
engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social.
Para que isso seja possível, é fundamental que o ensino de Língua
Estrangeira  seja balizado pela função social desse conhecimento
na sociedade brasileira.
Tal função está,principalmente, relacionada ao uso que se faz de
Língua Estrangeira via leitura, embora se possa também considerar
outras habilidades comunicativas em função da especificidade de
algumas línguas estrangeiras e das condições existentes no contexto
 escolar.
Além disso,em uma política de pluralismo lingüístico, condições
pragmáticas apontam a necessidade de considerar três fatores para
orientar a inclusão de uma determinada  língua estrangeira no currículo:
 fatores relativos à história, às comunidades locais e à tradição.
Hoje temos o Ingles na Casa de Alfabetizacao com a Professora Fabiola.



ARTE NA CASA DE ALFABETIZACAO

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

Na Casa de Alfabetizacao a Professora Carla Regina Vasconcelos da essa oportunidade aos nossos alunos.

ENCONTROS BIMESTRAIS - FAMILIA E ESCOLA

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

SAUDE NA ESCOLA



EDUCACAO FISICA NA CASA DE ALFABETIZACAO

As aulas de Educação Física bem estruturadas e desenvolvidas têm como base às atividades lúdicas e contribuem para o processo de socialização dos meninos e meninas no ensino infantil. Elas proporcionam aos educandos um ambiente que favorece seu desenvolvimento físico, emocional, lingüístico e espacial. O objetivo das atividades recreativas no desenvolvimento das habilidades psicomotoras em educandos da Educação Infantil, relacionando-as com a idade cronológica e com a influência do profissional de Educação Física, trabalhar a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal/rapidez e linguagem/organização temporal estes os melhores frutos do trabalho do profissional de EF junto  aos seus alunos.
Atuam em nossa Casa de Alfabetizacao o Professor Leandro e as Professoras  Jaqueline e Alessandra.