Letramento e alfabetização
Analfabeto é aquele que é privado
do alfabeto, a que falta o alfabeto, ou seja, aquele que
não conhece o alfabeto, que não
sabe ler nem escrever. Analfabetismo é o modo de proceder
como analfabeto. Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz
de ler e de escrever.
Alfabetização é a ação de
alfabetizar, de tornar alfabeto.
É nesse campo semântico que surge
a palavra letramento.
Na verdade, conhecemos a palavra letrado
que significa versado em letras, erudito. Conhecemos também a palavra iletrado
que significa não ter conhecimentos literários.
A palavra letramento é nova em nossa língua e surgiu com a autora Mary Kato
em 1986
em seu livro “No mundo da escrita: uma
perspectiva psicolingüística”, sendo em seguida usada em diversos livros,
muitos de educação.
O termo letramento surgiu porque
apareceu um fato novo para o qual precisávamos de um nome, um fenômeno que não existia antes. Fomos
buscar a palavra letramento na palavra inglesa literacy
que significa condição de ser letrado. Essa palavra é do mesmo campo semântico que
a palavra inglesa literate, que significa pessoa que domina a leitura e a
escrita. Pessoa letrada é aquela que aprende a ler e a escrever e que passa a
fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se em práticas sociais de leitura e de escrita,
ou seja, que faz uso freqüente e competente da leitura e da escrita. A pessoa
letrada passa a ter uma outra condição social e cultural, muda o seu lugar
social, seu modo de viver, sua inserção na cultura e conseqüentemente uma forma
de pensar diferente. Tornar-se letrado traz conseqüências lingüísticas,
cognitivas.
Letramento é o resultado da ação
de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita. É o estado ou a condição que adquire um grupo
social, ou um indivíduo, como conseqüência de ter -se apropriado da escrita e
de suas práticas sociais. Apropriar-se da escrita é torná-la própria, ou seja,
assumi-la como propriedade. Um indivíduo alfabetizado, não é necessariamente um indivíduo letrado, pois ser letrado implica
em usar socialmente a leitura e a escritura
e responder às demandas sociais de leitura e de escrita. Soares, Magda (2003) (Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: Autêntica.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário