sábado, 26 de janeiro de 2013


Letramento e alfabetização

Analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, a que falta o alfabeto, ou seja, aquele que
não conhece o alfabeto, que não sabe ler nem escrever. Analfabetismo é o modo de proceder
como analfabeto. Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e de escrever.
Alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar alfabeto.
É nesse campo semântico que surge a palavra letramento.
Na verdade, conhecemos a palavra  letrado que significa versado em letras, erudito. Conhecemos também a  palavra iletrado que significa não ter conhecimentos literários.
A palavra letramento é nova em nossa língua e surgiu com a autora Mary Kato em 1986
em  seu livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística”, sendo em seguida usada em diversos livros, muitos de educação.
O termo letramento surgiu porque apareceu um fato novo para o qual precisávamos de um  nome, um fenômeno que não existia antes. Fomos buscar a palavra letramento na palavra inglesa  literacy que significa condição de ser letrado. Essa palavra é do mesmo campo semântico que a palavra inglesa literate, que significa pessoa que domina a leitura e a escrita. Pessoa letrada é aquela que aprende a ler e a escrever e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se  em práticas sociais de leitura e de escrita, ou seja, que faz uso freqüente e competente da leitura e da escrita. A pessoa letrada passa a ter  uma  outra condição social e cultural, muda o seu lugar social, seu modo de viver, sua inserção na cultura e conseqüentemente uma forma de pensar diferente. Tornar-se letrado traz conseqüências lingüísticas, cognitivas.
Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita. É  o estado ou a condição que adquire um grupo social, ou um indivíduo, como conseqüência de ter -se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Apropriar-se da escrita é torná-la própria, ou seja, assumi-la como propriedade. Um indivíduo alfabetizado, não é necessariamente  um indivíduo letrado, pois ser letrado implica em  usar socialmente a leitura e a escritura e responder às demandas sociais de leitura e de escrita. Soares, Magda (2003) (Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.)

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