Como deve ser a
preparação do professor para que ele "letre"?
Entendendo a função do professor, de qualquer
nível de escolaridade, da Educação Infantil à educação pós-graduada, como uma
função de letramento dos alunos em sua área específica, o professor precisa, em
primeiro lugar, ser ele mesmo letrado na sua área de conhecimento: precisa
dominar a produção escrita de sua área, as ferramentas de busca de informação
em sua área, e ser um bom leitor e um bom produtor de textos na sua área. Isso
se refere mais particularmente à formação que o professor deve ter no conteúdo
da área de conhecimento que elegeu. Mas é preciso, para completar uma formação
que o torne capaz de letrar seus alunos, que conheça o processo de letramento,
que reconheça as características e peculiaridades dos gêneros de escrita
próprios de sua área de conhecimento. Penso que os cursos de formação de
professores, em qualquer área de conhecimento, deveriam centrar seus esforços
na formação de bons leitores e bons produtores de texto naquela área, e na
formação de indivíduos capazes de formar bons leitores e bons produtores de
textos naquela área.
Letrar é mais que alfabetizar – Entrevista
com Magda Becker Soares. (Jornal do Brasil - 26/11/2000)
Nenhum comentário:
Postar um comentário