Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio
deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar
possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção
da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, Brincar,
segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se,
entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com
jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas,
ou pelo menos deveria ser.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos utilizando-se de objetos substitutos.
O brincar, por ser uma atividade livre que não
inibe a fantasia, favorece o fortalecimento da autonomia da criança e contribui
para a não formação e até quebra de estruturas defensivas.
O
brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma
das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com
o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que
se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode
desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a
imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da
personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e
criatividade.
(Professoras Luciene,Gleici,Gloria, Gheisa e Tatiana, colaborador, Diego, estagiário que acompanha o João , fizeram um dia diferente e feliz nas suas turmas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário