O Ipê Amarelo - símbolo do Brasil
Através da Lei nº. 6.607 de 07/12/1978, promulgada pelo ex-presidente Ernesto Geisel foi instituído o Pau Brasil como árvore símbolo nacional. Ocorre que apesar de ter dado o nome a nosso país poucas relações existem entre o Pau Brasil e o Brasil e os brasileiros.
Anteriormente à ação de Geisel, foram propostos os projetos de lei nº. 2293/74 e 882/75 que visavam declarar o Ipê Amarelo como nossa arvore símbolo. Até hoje nenhum foi aprovado. Contudo, mesmo sem nenhuma legislação que o coloque como símbolo, o Ipê Amarelo é mais considerado que o Pau Brasil.
Isto porque o Ipê Amarelo ocorre que todos os estados do Brasil - ou seja, onde é Brasil, tem Ipê Amarelo. Suas cores principais também são muito representativas: o amarelo de suas flores e o verde escuro de suas folhas são do mesmo matiz das cores de nossa bandeira.
Além disso, tem algumas características que remetem ao povo brasileiro. No nordeste é chamado de Pau D´Arco, justamente por ter uma madeira muito flexível, da mesma forma que os brasileiros, que se adaptam e prosperam em diversas situações.
Em todas as regiões do Brasil existe um período do ano em que as árvores passam por dificuldades - o inverno do sul, as cheias do Pantanal, a seca do nordeste... e assim como os brasileiros, suporta também todas as dificuldades que o nosso clima impõe.
Só que a característica que mais aproxima o Ipê Amarelo da índole dos brasileiros é que, em todo o Brasil, quando está terminando o período de dificuldade o Ipê nos presenteia com uma bela florada, como quem diz que a dificuldade passada não foi suficiente para abalá-lo. Isso lembra dos brasileiros, que por mais difícil seja a situação na qual estão passando sempre a enfrentam com um sorriso nos lábios e a certeza de dias melhores.
Esses fatores fizeram que o Ipê Amarelo fosse mais aceito como árvore símbolo que o Pau Brasil, criando um paradoxo comum no Brasil: leis que são escritas e não cumpridas, e leis não escritas que são obedecidas.
No Brasil existem várias espécies de Ipês, que produzem flores verdes, brancas, amarelas, roxas, vermelhas e rosadas. Dos Ipês que produzem flores amarelas, o Tabebuia alba é o mais conhecido, seguido pelo Tabebuia chrysotricha.
O
É uma árvore ideal para jardins, praças e arborização de ruas. Tem crescimento moderado e raizes pouco agressivas.
Fonte: texto elaborado pela Flora Monte
para orientação das escolas participantes do
projeto "Nossos Bosques tem mais Vida",
no município da Lapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário