quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SEMANA DE CAPACITAÇÃO com IZA LOCATELLI



CENTRO DE ESTUDO 
 SEMANA DE CAPACITAÇÃO 2013
CASA DE ALFABETIZAÇÃO.

PROGRAMA: LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS 
Professora Doutora Iza Loccatteli
DATA/PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
6 de fevereiro de 2013.         
LOCAL DE EXECUÇÃO: E.M.HENRIQUE DIAS e outras escolas da rede
A professora Iza Locatelli afirma, em sua apresentação, que a intervenção organizada e planejada do professor, para a criança aprender a ler e a escrever, é fundamental, assim como a mediação do grupo familiar e social em que a criança vive é crucial para a aquisição da língua oral.
Ressalta, ainda, que a criança fala porque falam com ela, isto é, ela tem contato desde cedo com a língua falada - ouvindo, repetindo, falando.
Assim, podemos depreender que a aprendizagem da língua oral é mediada pelo outro. Tendo em vista a necessidade da mediação em quaisquer atividades de aprendizagem humana. Como a escola encaminha o processo de ensino para a garantia da aprendizagem da leitura e escrita por todos os alunos nos anos iniciais na sala de aula.
 reflexão no grupo: 
·         Os conteúdos da alfabetização e do letramento.
·         As metodologias a serem utilizadas.
·         O estabelecimento de rotinas que compreendem pensar e organizar os tempos, os espaços e recursos para a aprendizagem.
·         Os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem.
·         A promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade. 
Nesses dois dias de encontros e reflexões a MEDIAÇÃO passa por todos os aspectos tratados. Sabemos que a aprendizagem não se dá de forma solitária, nem para alunos nem para professores.
A Educação é um processo relacional: relação com os objetos de conhecimento e relação entre o aprendiz e seus pares.
Nessa perspectiva, discutimos a  organização e o planejamento da formação continuada da equipe, articulando o estudo da alfabetização e do letramento às demandas cotidianas da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário