segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A VELHA

ROZANE CAMARGO VON CEEHASUL

Eu vi uma mulher velha
À porta de uma velha casa
A casa não era dela
Nem ela era da casa
Quem visse a velha
À porta da casa
Não saberia que a casa
Não era da velha
Ela pensava na vida
Enquanto a vida passava
Com a mão segurava o queixo
E sobre a vida matutava
Enquanto a vida passava
A velha mais velha ficava
Não sei quantos anos tinha
Mas de uma coisa eu sei
Se você parar pra pensar
O bicho vai te pegar.

Poesia na Escola-Coletânea de Poesias
SME - Prefeitura do Rio de Janeiro -2011.

E.M.HENRIQUE DIAS NA A.B.L.

"O Rio amanheceu cantando,
toda cidade amanheceu em flor..."

Eram alunos...
Funcionários...
Professores...

Que pela rua em bando,
nesse fim de Primavera,
dirigiam-se à
Academia Brasileira de Letras...

Poesia na Escola
Culminância de projeto
feito com criatividade e afeto...

O Hino Nacional ...
O som da harpa ...
Louvores aos poetas presentes
Poesias na voz bela do infante
Tudo lindo, suave, emocionante...
A merendeira não cria...
Tremia, sorria, sofria
uma doce emoção
tangia - lhe o coração.


Eis que tudo diferente estava
Desde o ar, o céu, a cor das flores...
Os pássaros alegremente cantavam
Um Ode à Roze ...
Ao Pé de Machado,
Roze e sua bela cria.
Momento solene ,
Faíscas de felicidade se via.
E Rozane viu a harpa...
A harpa e o poeta.
ONDJAKE escritor e poeta africano convidado para prestigiar o evento e Rozane Camargo Von Ceehasul, merendeira que teve seu poema A VELHA, publicado na coletânia de 2011, do projeto Poesia na Escola organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

*
Ondjaki
O poeta e escritor africano Ndalu de Almeida, popularmente conhecido como Ondjaki, nasceu na cidade de Luanda, metrópole e capital angolana, em 1977. Sua trajetória artística passa também pela atuação teatral e pela pintura. Ele aproveita sua estada em Lisboa para cursar teatro amador, optando depois por uma especialização profissional. Ondjaki também é cineasta. Autor de roteiros cinematográficos, não deixou passar a oportunidade de co-dirigir, em 2006, ao lado de Kiluanje, Liberdade, um documentário que aborda sua cidade natal, Oxalá cresçam pitangas – histórias da Luanda, fruto de uma parceria entre Angola e Portugal.
Após realizar seus primeiros estudos na sua terra natal, obtém a licenciatura em Sociologia na capital portuguesa. Em 2000 o grande poeta conquista a segunda posição no concurso literário angolano António Jacinto, e lança seu primeiro volume poético, Actu Sanguíneu. Ele integra antologias de cunho internacional, publicadas no Brasil, no Uruguai e em Portugal.
O escritor está morando desde fins de 2007 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Fã da literatura brasileira, ele se interessa muito pela obra de Clarice Lispector e de Guimarães Rosa. Ele também costuma ler Manoel de Barros, Cláudia Roquette-Pinto, João Paulo Cuenca, Veríssimo, Eric Nepomuceno, entre outros.
Rozane (a poeta e merendeira),Simone Monteiro(SME),Professora Regina(Coordenadora Pedagógica da E.M.Henrique Dias).

sábado, 19 de novembro de 2011

CASAMENTO DA TIA NEIDE


Nossa mensagem de carinho e amizade para a Tia Neide,merendeira na nossa escola.

A cerimônia religiosa e recepção aconteceram na sexta-feira, dia 18/11 no lindo Salão de Festas Bruna,na Estrada do Lameirão Pequeno, perto do Rio da Prata em Campo Grande.

Parabéns à Tia Neide e ao seu esposo Paulo Henrique, muita felicidade e muito amor!

“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure”

Vinícius de Moraes

sábado, 12 de novembro de 2011

Turma 1201 - BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Jogando boliche...
A turma 1201 da Professora Maristela brincou de Matemática mais uma vez nesta semana.

Desta vez foi o Boliche da Multiplicação que a turma explorou bastante no Caderno M2/4ºBimestre , caderno este elaborado pela equipe de Professores da oficina de Matemática da SME/Rio.

Todos brincaram muito no pátio e na sala continuaram a aventura de aprender brincando...
Parabéns Professora Maristela!Parabéns Turma 1201!
Nessa turma estudar é um prazer!


Foi mais um dia diferente e feliz!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA

Estudar com as professoras de Educação Física é muito bom...
Professora Jaqueline e Professora Aline em ação.





Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

Jogos,Ginásticas,Esportes e Lutas/Atividades rítmicas e expressivas/Conhecimentos sobre o corpo

Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.
Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.





Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

APRENDENDO A VER

A Turma de Educação Infantil ( EI 20 ) Professora Ane de Oliveira, depois de apreciar as obras de Tarsila do Amaral, Ivan Cruz e as pinturas de Cândido Portinari- Brincadeiras Infantis – brincaram interpretando a cena “ Menino com pião”, fizeram chapéu com papel glacê e cada aluno usando a criatividade inventou uma história para a pintura relatando depois para os colegas.
Os alunos usando cola colorida e criaram desenhos sob o chapéu.
A professora e os alunos estão de parabéns foi tudo muito bonito e criativo nesse exercício de aprender a ver.








Cândido Portinari - o homenageado -Filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.