segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E.M.HENRIQUE DIAS NA A.B.L.

"O Rio amanheceu cantando,
toda cidade amanheceu em flor..."

Eram alunos...
Funcionários...
Professores...

Que pela rua em bando,
nesse fim de Primavera,
dirigiam-se à
Academia Brasileira de Letras...

Poesia na Escola
Culminância de projeto
feito com criatividade e afeto...

O Hino Nacional ...
O som da harpa ...
Louvores aos poetas presentes
Poesias na voz bela do infante
Tudo lindo, suave, emocionante...
A merendeira não cria...
Tremia, sorria, sofria
uma doce emoção
tangia - lhe o coração.


Eis que tudo diferente estava
Desde o ar, o céu, a cor das flores...
Os pássaros alegremente cantavam
Um Ode à Roze ...
Ao Pé de Machado,
Roze e sua bela cria.
Momento solene ,
Faíscas de felicidade se via.
E Rozane viu a harpa...
A harpa e o poeta.
ONDJAKE escritor e poeta africano convidado para prestigiar o evento e Rozane Camargo Von Ceehasul, merendeira que teve seu poema A VELHA, publicado na coletânia de 2011, do projeto Poesia na Escola organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

*
Ondjaki
O poeta e escritor africano Ndalu de Almeida, popularmente conhecido como Ondjaki, nasceu na cidade de Luanda, metrópole e capital angolana, em 1977. Sua trajetória artística passa também pela atuação teatral e pela pintura. Ele aproveita sua estada em Lisboa para cursar teatro amador, optando depois por uma especialização profissional. Ondjaki também é cineasta. Autor de roteiros cinematográficos, não deixou passar a oportunidade de co-dirigir, em 2006, ao lado de Kiluanje, Liberdade, um documentário que aborda sua cidade natal, Oxalá cresçam pitangas – histórias da Luanda, fruto de uma parceria entre Angola e Portugal.
Após realizar seus primeiros estudos na sua terra natal, obtém a licenciatura em Sociologia na capital portuguesa. Em 2000 o grande poeta conquista a segunda posição no concurso literário angolano António Jacinto, e lança seu primeiro volume poético, Actu Sanguíneu. Ele integra antologias de cunho internacional, publicadas no Brasil, no Uruguai e em Portugal.
O escritor está morando desde fins de 2007 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Fã da literatura brasileira, ele se interessa muito pela obra de Clarice Lispector e de Guimarães Rosa. Ele também costuma ler Manoel de Barros, Cláudia Roquette-Pinto, João Paulo Cuenca, Veríssimo, Eric Nepomuceno, entre outros.
Rozane (a poeta e merendeira),Simone Monteiro(SME),Professora Regina(Coordenadora Pedagógica da E.M.Henrique Dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário