quarta-feira, 12 de outubro de 2011

HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS...

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas.
O Maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as estórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida.
A área do Maravilhoso, da fábula, dos mitos e das lendas tem linguagem metafórica que se comunica facilmente com o pensamento mágico, natural das crianças.
A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece.
O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia.



Muitas histórias foram contadas...Muitas histórias lidas...



Até que uma história foi escolhida...e o artista contactado
Foi entrevistado pela garotada...

Os alunos ficaram sabendo o nome do artista ANDERSON (Samuray)que falou da diferença entre pichação e arte,da beleza,da utilidade da arte,da sua experiência no exercício do seu trabalho como pintor.
Depois...
O artista demonstrou sua arte em execução e desafiou os alunos a descobrirem o que estava sendo desenhado...




Mais uma vez falou-se dos perigos da DENGUE e dos cuidados que se deve ter para que o mosquito não se reproduza.

Os alunos tiveram oportunidade de falar sobre os seus conhecimentos sobre os cuidados para prevenir a DENGUE.
Os alunos e os professores gostaram muito do resultado do trabalho do artista e de sua entrevista com os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário