segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Crianças criando contos de monstros e a reciclagem de papel

Mas você conhece a origem dos contos de fadas? Como eles surgiram e por que se disseminaram em toda cultura ocidental? Bem, os contos de fadas remontam a tempos antigos, vindos da tradição oral de diferentes culturas pelo mundo. Eram histórias contadas de pai para filho e, dessa maneira, acabaram perpetuando-se no imaginário coletivo. Só começaram a ser registradas em livros na Idade Média, quando a criança começou, de fato, a ser tratada como criança. Até então não havia grandes distinções entre adultos e crianças, pois ainda não havia aquilo que conhecemos hoje por infância,que é o período relacionado com o desenvolvimento dos pequenos.
Nossas crianças criaram pequenos contos e ilustraram com seus monstros de papel picado.
                               Eleição do melhor monstro - turma 1401/ professora Maristela



No começo, os contos ainda não eram de fadas. As histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje e, em sua maioria, apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam sucesso nos tempos atuais. Isso porque hoje respeitamos e conhecemos o significado da palavra infância e porque, há algum tempo, alguns escritores, como o francês Charles Perrault, adaptaram alguns contos para que eles pudessem ser mais bem aceitos pela sociedade. Posteriormente, os Irmãos Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen deram segmento à proposta de Charles Perrault, com narrativas mais suaves, cujos desfechos culminavam em uma “moral da história”. Para citarmos um exemplo de como os contos foram modificados, na história “Cachinhos Dourados”, a menina que invade a casa de três ursinhos e mexe em todas as coisas deles não existia, a personagem, na verdade, era uma raposa, que ao final era jogada pela janela.

                                                  Criando monstros com papel machê








 Cada aluno criou um ser fantástico e fizeram uma ficha do seu monstro onde constava seus poderes, o seu habitat, seu maior inimigo.Construíram o texto.  Houve na sala uma eleição em que foram escolhidos oito monstros, eles desenharam. A turma foi dividida em grupos e desafiados a criar esse monstro a partir de restos de papéis coloridos.O maior desafio era não desperdiçar nenhum pedacinho de papel.O grupo deveria construir, conviver em harmonia, não sujar a sala. Houve eleição para a escolha do monstro mais sugestivo com a participação de todos da comunidade escolar. Escolhidos três ( 1º, 2º e 3º lugares).
1º lugar - O Gosma Verde  2º lugar O Homenja ( mistura de homem com jacaré) 3º lugar A mulher Zumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário