05/07/2014 – Reunião de Responsáveis
Público
alvo: Responsáveis por crianças regulamente matriculadas
na Unidade
1. Acolhimento
com o livro O homem que amava caixas.
2. Conversarem sobre a
história. E jogar a questão o que mais pode se fazer com caixas.
3. Convidarem para
assistirem um curto vídeo: Aventuras de um menino e sua caixa de papelão.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S7SzabLDS0Q.
Acesso em: 27/06/2014.
4. Em seguida solicitar
que os pais se organizem em pequenos grupos e cada grupo discutir uma das
questões abaixo:
- O que chamou atenção dos pais?
- Se eles lembram de ter vivido uma situação semelhante de
faz-de-conta?
- Se já observaram os filhos brincando assim?
- Será que é importante a criança brincar? Por que?
- O que proporciona a brincadeira de faz-de-conta?
- A educação infantil necessita garantir um lugar
garantido para a brincadeira?
5 – Depois de uns quinze minutos de discussão, cada
grupo ler a questão e um responsável relata a discussão do grupo, os outros
pais podem concordarem, discordarem, complementarem.
6 – Como suporte para a discussão seguem alguns
textos, em anexo, que foram utilizados na Jornada Pedagógica
7. Conforme os pais forem apresentando as discussões
ir instigando-0s a pensarem sobre o papel e o lugar da bincadeira na vida das
pessoas e, principalmente, na Educação Infantil.
8 – Finalizar com
a música Bola de Meia, Bola de Gude. Disponível em:
http://letras.mus.br/milton-nascimento/102443/. Acesso em 27/06/2014.
Milton Nascimento
Há
um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há
um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E
me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola
de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão
9. Solicitar que ao som da música os responsáveis
façam alguma coisa com a caixa para levarem para seus filhos comentando que ne
unidade escolar conversaram sobre as crianças, suas brincadeiras e momentos de
amor e diversão juntos..
Disponibilizar no meio da roda: tinta guache,
pincéis, lápis de cera, lápis de cor, papel de presente, celofane, crepom,
glacê, enfim papeis de vários tipos. Cola plástica colorida, cola branca,
barbante, fita crepe, durex, etc. Tomo material possível, como retalhos,
botões, lãs, etc que possam ser usados para transformarem as caixas.
Vídeo – computador, data show e caixa de som
Caixas e tinta guache, pincéis, lápis de cera, lápis
de cor, papel de presente, celofane, crepom, glacê, enfim papeis de vários
tipos. Cola plástica colorida, cola branca, barbante, fita crepe, durex, etc.
Tomo material possível, como retalhos, botões, lãs, etc que possam ser usados
para transformarem as caixas.
OBS:
Colocar em vários lugares visíveis para os pais na Unidade Escolar que no dia
da reunião levem uma caixa de qualquer tamanho. O ingresso na reunião será
mostrar sua caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário