domingo, 28 de fevereiro de 2016

Brincando com Blocos Lógicos e Massinha

EI 13 Professora Pedrina

Blocos Lógicos

Esse material permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática. Segundo Piaget, “a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico- -matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)”.





EI 13 Professora Pedrina

Fazendo a Galinha Pintadinha com o contorno e pintura das mãozinhas.

Brincadeira de Roda

EI 11 e EI 12 Professora Maristela e Professora Pedrina

BRINCADEIRA DE RODA


Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora.
Vale um lembrete: é importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos. 

EI 34 Professora Eliza

Teatro com o conto João e Maria e em seguida dobradura da casinha  deles com o número 1.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Conhecendo o nosso corpo

Atividades em sala sobre esquema corporal após músicas cantadas na rodinha: " boneca de lata", "cabeça, ombro,  joelho e pé".
EI 11 Professora Pedrina e EI 12 Professora Maristela
Recorte e colagem nas artes visuais e na escola

Recortar e colar pode facilitar a emergência de aspectos da individualidade,
permitindo a observação e interpretação do imaginário representado nas produções
realizadas. A comunicação presente no material simbólico das colagens, ou seja,
desconstruir e reconstruir permite a apropriação do processo criativo na livre escolha
de imagens por meio de uma associação espontânea e uma subsequente
elaboração psíquica. (SAKAMOTO e BACCHERETI, 2007).
 A colagem é um salto, onde coisas e espaços em equivalência vão
interagir entre cheios e vazios, abrindo a possibilidade de trazer ao espaço da tela a
matéria do mundo real.

EI 11 Professora Pedrina