quinta-feira, 29 de outubro de 2015

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

domingo, 25 de outubro de 2015

Dia da Democracia


Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
  • Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
  • Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
  • A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
  • As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
  • As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
  • As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
  • A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.
  • As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.
  • sexta-feira, 23 de outubro de 2015

    AGENDA DE AVALIAÇÕES / 2015

    Agenda de avaliações – 4º Bimestre 2015

    Produção textual:
    26 /10 a 13/11
    Leitura ( 3º e 4º ano), Provinha Brasil ( 2º ano ):
    16/11
    Ciências (4º ano ), Escrita ( 2º, 3º ano )
    18/11
    Matemática ( 3º e 4º ano ), Provinha Brasil ( 2º ano ):
    19/11

    ALFABETIZA RIO ( 1º ANO ) : 17 A 19/ 11 

    PROVA RIO ( 3º ANO ): 17/11

    MATRÍCULA 2016

     04 de novembro

     a

     06 de dezembro de 2015

    Pré-matrícula 
    para candidatos à:
    Educação Infantil: Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses),
    Ensino Fundamental e
    Educação de Jovens e Adultos.

    PARA ALUNOS NOVOS NA REDE e TRANSFERÊNCIAS INTERNAS
    (alunos que já estudam nas Unidades Escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro)

    quinta-feira, 22 de outubro de 2015

    OUTUBRO ROSA na HD

    Depois do Centro de Estudos, momento de confraternizar ! 

    ,O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

    A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 


    Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 


    A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 


    A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

    quinta-feira, 15 de outubro de 2015

    Dia do Professor, nossa homenagem...



    Verdades da Profissão de Professor
    Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
    A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tao pouco, a sociedade muda.
    Paulo Freire

    Com as palavras do grande e imortal Paulo Freire queremos traduzir  o nosso carinho, nosso reconhecimento ao trabalho desses grandes parceiros de todo dia.

    Um grande abraço
    da 
    Equipe de Direção
    E.M.09.18.015 Henrique Dias

    quarta-feira, 14 de outubro de 2015

    Dia da Criança - 2º momento - Educação Infantil

    Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade. Crianças são anjos, são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um. De braços abertos a criança não cultiva inimigos, sua tristeza é momentânea. De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer. Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um Paraíso, mas a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível. Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo; me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si. Feliz Dia Das Crianças!















                               Momentos felizes, muito trabalho, encantamento!                               

    Dia da Criança - 1º parte - Turmas do Fundamental - 1º,2º e 3º ano.

    Criança

    O seu tempo é mágico.
    Bruxas, fadas, duendes povoam seus sonhos.
    Na sua realidade os brinquedos ganham vida e tanta fantasia, às vezes, espanta, nos encanta.
    De seu sorriso puro, de sua ingenuidade, a mentira não faz parte.
    Você não tem vergonha de extravasar sua sensibilidade.
    Brinca, pula, grita, chora, reclama, abraça, faz graça, não guarda rancor. Não entende a dor, o abandono, pois você é amor.
    Sonhe criança, cresça, mostre ao homem que sua lição de verdade pode conduzir à fraternidade.



    Abrilhantando a nossa festa, a grande parceira do ano ano todo, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro  com sua Equipe de atividades lúdicas promoveu Gincana Recreativa.


    Nossos professores, uma pequena mostra da equipe nota 10!!!!!!

    ...e ainda está faltando muita gente na foto!!!!


    segunda-feira, 12 de outubro de 2015

    Crianças criando contos de monstros e a reciclagem de papel

    Mas você conhece a origem dos contos de fadas? Como eles surgiram e por que se disseminaram em toda cultura ocidental? Bem, os contos de fadas remontam a tempos antigos, vindos da tradição oral de diferentes culturas pelo mundo. Eram histórias contadas de pai para filho e, dessa maneira, acabaram perpetuando-se no imaginário coletivo. Só começaram a ser registradas em livros na Idade Média, quando a criança começou, de fato, a ser tratada como criança. Até então não havia grandes distinções entre adultos e crianças, pois ainda não havia aquilo que conhecemos hoje por infância,que é o período relacionado com o desenvolvimento dos pequenos.
    Nossas crianças criaram pequenos contos e ilustraram com seus monstros de papel picado.
                                   Eleição do melhor monstro - turma 1401/ professora Maristela



    No começo, os contos ainda não eram de fadas. As histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje e, em sua maioria, apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam sucesso nos tempos atuais. Isso porque hoje respeitamos e conhecemos o significado da palavra infância e porque, há algum tempo, alguns escritores, como o francês Charles Perrault, adaptaram alguns contos para que eles pudessem ser mais bem aceitos pela sociedade. Posteriormente, os Irmãos Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen deram segmento à proposta de Charles Perrault, com narrativas mais suaves, cujos desfechos culminavam em uma “moral da história”. Para citarmos um exemplo de como os contos foram modificados, na história “Cachinhos Dourados”, a menina que invade a casa de três ursinhos e mexe em todas as coisas deles não existia, a personagem, na verdade, era uma raposa, que ao final era jogada pela janela.

                                                      Criando monstros com papel machê








     Cada aluno criou um ser fantástico e fizeram uma ficha do seu monstro onde constava seus poderes, o seu habitat, seu maior inimigo.Construíram o texto.  Houve na sala uma eleição em que foram escolhidos oito monstros, eles desenharam. A turma foi dividida em grupos e desafiados a criar esse monstro a partir de restos de papéis coloridos.O maior desafio era não desperdiçar nenhum pedacinho de papel.O grupo deveria construir, conviver em harmonia, não sujar a sala. Houve eleição para a escolha do monstro mais sugestivo com a participação de todos da comunidade escolar. Escolhidos três ( 1º, 2º e 3º lugares).
    1º lugar - O Gosma Verde  2º lugar O Homenja ( mistura de homem com jacaré) 3º lugar A mulher Zumbi.

    quarta-feira, 7 de outubro de 2015

    CRIANÇAS EM TEMPO DE FESTA

    Professora Janine e a Turma do EI 12

    Em comemoração ao Dia das Crianças descobrimos como se faz um bolo, seus ingredientes e realizamos a confecção de bolinhos individuais. Cada um enfeitou o seu, e claro, copiamos a receita no nosso caderno de aula !