quinta-feira, 23 de julho de 2015

O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS...NA CONSTRUÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA.

Palestrante: Toni Garrido
Como encerramento da VI JPEI propomos como tema a reflexão sobre os percursos e  e caminhos que percorremos na construção da história da Educação Infantil carioca.





O desafio do dia...

O DESAFIO

Um poema ou uma letra de música que te marca ou te marcou como pessoa ou profissional, para compartilhar com o seu grupo.

“Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou
Nada sei, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs.
È preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,
Estrada eu sou, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
È preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora,
Cada um de nos compõe a sua historia, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz,
conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
È preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,
Cada um de nos compõe a sua historia, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz

6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil - 2015.

Dia 23 de julho - manhã
O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS na Constituição dos Sujeitos
Palestrante: Pompéia Villachan-Lyra.
O objetivo  deste tema é discutir sobre o espaço de educação infantil como instância primordial na constituição dos sujeitos- crianças e também adultos. Ressaltar a importância das interações entre sujeitos, medidas pela cultura, na percepção de si mesmo.

Dinâmica das Máscaras:


Visionamento do filme: Megamente

Tempestade de ideias:
É primordial que o exercício do olhar e da escuta sensível esteja afinado em toda equipe para que cada vez menos aconteçam situações de exclusão, repulsa, rótulo.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

6ªJornada Pedagógica da Educação Infantil - Polo E.M. Henrique Dias

22 de julho de 2015 - tarde

O Pedagógico de Tudo e de Todos ... na ludicidade

O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS ... na ludicidade.

O objetivo deste tema é destacar a importância da ludicidade na educação infantil,para além dos jogos e brincadeiras. Permear de ludicidade o cotidiano da EI implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não externa,implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva.



Tempo de reflexão:
Como podemos garantir que o lúdico permeie  toda a rotina da EI?
"Não tô aqui para brincadeira!" Como garantir o espaço  da brincadeira como espaço privilegiado para as aprendizagens e para o desenvolvimento infantil?
Filme: TARJA BRANCA.
Palestrante na Roda de Conversa: Alexandre Amorim.

6ªJornada de Educação Infantil rj 2015

O Pedagógico de tudo e de todos...para ser brincante.

" O ser brincante, ao qual a gente devota tanto carinho, não habita apenas os artistas populares;ele vive em cada pessoa cujo trabalho é para inventar um mundo melhor"

22 de julho - Polo E.M. HENRIQUE DIAS. manhã

Objetivo: estabelecer relações entre a concepção de criança e a de ser brincante.

 Será que brincadeira é unicamente coisa de criança?

 Como pautar as interações criança-criança e adulto-criança  pela linguagem da brincadeira?

Como articular o universo infantil com eixos de trabalho da educação Infantil ( interações e brincadeira)?


Momentos de avaliação:

terça-feira, 21 de julho de 2015

6ªJornada de Educação Infantil - Polo HD

Dia 21 de julho de 2015.O Pedagógico de tudo e de todos ...pelos olhos das crianças.

Tia Gleici,Tia Luciene,Tia Gheisa

Grupo do dia

Ultima atividade do dia de ontem 








segunda-feira, 20 de julho de 2015

6ª Jornada da Educação Infantil

Polo E.M.Henrique Dias- manhã de 20/07/2015.

O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS  ...para ser Educação Infantil.

Objetivo: Refletir sobre as especificidades da instituição de Educação Infantil.Pensar que o tempo e o espaço na E.I. dever ser vividos e organizados, considerando as demandas das crianças e suas práticas do dia-a-dia. Discutir o papel da creche, pré-escola e EDI que é o de proporcionar, de forma intencional, oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento a todas as crianças.




VISIONAMENTO DO FILME: " A CRECHE DO PAPAI"

sexta-feira, 17 de julho de 2015

PREPARANDO A JORNADA !!!!

A  E.M. Henrique Dias, que embora não sendo, ainda, EDI ou Jardim Isolado   estará  recebendo o com todo carinho essa formação que está prevista no calendário oficial de 2015 para os dias 20, 21, 22 e 23 de Julho de 2015 tendo o público-alvo todos os profissionais que atuam na Educação Infantil.A HD estará fazendo Jornada com a E.M 040 Marita Vasconcelos, EDI Joari e EDI Campo Grande.

Faltam dois dias para o início da Jornada Pedagógica
da educação Infantil!!!!!

Tia Gheisa nos preparativos para a Jornada!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

FESTA JUNINA NA HD

“ Olê, olá, vem pro arraiá correndo que a festa vai começar!          

Escola Municipal Henrique Dias
Sr. Responsável

A Festa Junina da E.M. Henrique Dias será no dia 17/07 (sexta-feira).
 Cada turno terá a sua festa  e os alunos  poderão vir vestidos à moda caipira.
Organizaremos uma Mesa Junina para os alunos e pedimos, se possível, a sua colaboração com
 1 pratinho de doce ou de salgado.
Os responsáveis estão convidados para assistirem as dancinhas nos seguintes horários:
1º turno às 10h 30min e 2º turno às 15h.
Contamos com a sua presença!
Equipe E.M. Henrique Dias




quarta-feira, 8 de julho de 2015

POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Posse dos  representantes   eleitos.




O grêmio estudantil representa os estudantes da escola, é o órgão máximo de representação. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade, desta forma aprende-se de forma prática a exercer a cidadania.