domingo, 26 de abril de 2015

DIA DO LIVRO

COMEMORAÇÃO DO DIA DO LIVRO

         Foi uma semana inteira de comemorações na nossa Sala de Leitura Fredímio Trotta.               Os alunos se divertiram lendo livros e ouvindo poesias. Também tivemos Roda de leitura com poesia de Cecília Meireles - 'A Língua do Nhem'- com sorteio de livros! 

                             " Nhem, Nhem, Nhem, Nhem, Nhem, Nhem! "

Havia uma velhinha

 que andava aborrecida

pois dava a sua vida
para falar com alguém.
E estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…
(...)
De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,
ficou toda contente,pois mal a boca abria tudo lhe respondia:

nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem…—-

Em: Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles














Turma 1101 e EI

Turma 1201

Turma 1301

Turma 1401




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dia do Índio na E.M.Henrique Dias




Todas as turmas  lembraram o Dia do Índio e a contribuição deles na formação da cultura do povo brasileiro.

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Alunos do 3º ano comemorando o Dia do Livro Infantil

Alunos da Professora Pedrina comemorando o Dia do Livro Infantil
Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto. Para celebrar o dia da literatura infantojuvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato e boa leitura!
Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato:
1 – Reinações de Narizinho;
2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10 – O poço do Visconde;
11 – Histórias de tia Nastácia;
12 – O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13 – O Minotauro;
14 – A chave do tamanho;
15 – Fábulas;
16 – Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17 – Os doze trabalhos de Hércules (2º tomo).

Por Luana Castro
Graduada em Letras


domingo, 19 de abril de 2015


Patrulha Mirim da HD - salvando o Planeta!

        Um projeto da Sala de Leitura Fredímio Trotta, da Escola Municipal Henrique Dias, com a Professora Tatiana.


             De olho nas dicas do Menino Maluquinho (personagem de Ziraldo), nossos alunos debateram a respeito da sustentabilidade e sobre formas de economizar água. As turmas definiram dicas e estratégias para evitar o desperdício de água.










         














sexta-feira, 17 de abril de 2015

Feliz Aniversário, Tia Carla!!!!

Dia 17 de abril - um dia muito especial!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Fica difícil o que desejar para alguém tão especial como você, amigos já tem ao monte, saúde que Deus conserve, família linda, competência no que faz. Bom, só podemos desejar que Deus multiplique tudo de bom que já possui e que realize os sonhos do seu coração, aqueles que somente você e Deus sabem!
Um grande abraço da nossa comunidade escolar!

.EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO...com a Guarda Municipal na E.M.015 !


Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. E, por isso, devem ser passados de geração a geração.
E esta não é uma tarefa muito simples e fácil. Pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores, empresários e as próprias autoridades percebam como atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas. Mas para mudar é preciso querer. E por que não começar a partir de nós mesmos?
Com informação, educadores e estudantes podem iniciar os primeiros passos na educação para o trânsito e avançar em busca dessa consciência, comprometidos com a valorização da vida.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

DESPEDIDA DA TIA SILVIA ...



E a Tia Silvia Brêtas  está entrando de licença para aguardar aposentadoria...

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra."     Rubem Alves

É, amiga, a vida é isso, pessoas que se vão, lembranças que ficam. Um movimento circular infinito, que se faz redoma à nossa existência. Às vezes a vida e esse círculo parecem ser tão cruéis conosco, não é mesmo? E parece também que por mais que passe, e por mais que nos submetamos aos caprichos dessas duas coisas inexplicáveis, nunca aprendemos nada, nem com as lágrimas, nem com os risos.

Pessoas entram e saem de nossas vidas a todo o momento, algumas deixam um pouco de si, outras nada; algumas levam um pouco de nós, outras, também nada. Há alguma que nos fazem pensar que só nós nos importamos, e que elas são simplesmente indiferentes a nós, e a tudo que nos fizeram sentir. Indiferentes ao nosso carinho, e àquela sensação de prazer que tínhamos ao lado delas. Não são pessoas vazias, algumas simplesmente têm medo de se machucar, ou até mesmo não saber corresponder aos nossos sentimentos da forma que esperamos.

As lembranças vão se acumulando, cada vez mais, dentro do nosso coração e se transformam nas maiores riquezas que acumulamos durante nossa caminhada. Riquezas que ninguém jamais será capaz de nos tirar, pois existem algumas que se acomodam no mais profundo da nossa alma, lugar especial, trancado com uma chave que só nosso coração possui. Elas são deliciosas, e tem sabor de tudo que há de bom no mundo. São como anotações de tudo que aprendemos, é a nossa bagagem, badulaques que vamos carregar ao longo da vida, com prazer.

Pessoas e lembranças são os motivos das nossas vidas. Não tem uma vida vazia aquele que tem amigos ao seu lado, nem aquele que tem um coração repleto de boas lembranças. São duas peças essenciais ao quebra-cabeça da existência. As melhores maneiras de levar os dias é ser uma fábrica de boas lembranças, junto com as pessoas que nos fazem bem, fazer de cada um dos dias um dia especial, junto com aqueles que jamais nos abandonarão.

Sentiremos saudades das conversas e risadas, de tudo o que vivemos e passamos neste tão curto tempo, mas o bastante, para mudar conceitos já pré-estabelecidos e consolidar uma amizade.
Dividimos, não só momentos, mas sim sorrisos, expectativas futuras. Valeu a experiência de termos compartilhado momentos que ficarão para a vida toda.

Obrigada, Tia Silvia, pela sua dedicação, pela sua amizade, por ter dividido conosco a sua experiência e o seu saber.
Sair de cena também  faz parte do show!


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Guarda Municipal na E.M. Henrique Dias


Não será amanhã, dia 10/04 a visita da Guarda Municipal!!!!!Foi transferida para o dia 16!!!!
Estaremos recebendo a visita da Equipe da Guarda Municipal no dia 16 de abril e estarão falando sobre Educação para o Trânsito!!!! Não falte!
Já estão agendados outros encontros:
14 de maio - DENGUE
03 de agosto - CONVIVÊNCIA SEM VIOLÊNCIA
20 de outubro - GINCANA RECREATIVA
Anote na agenda!!!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

...e a Educação Infantil comemorou a Páscoa!

Dia 1º de abril!
Com a visita do coelhinho...


...de olhos vermelhos.
de pelos branquinhos...
 ...alegria...

 músicas e chocolate...

Coelhinho

Eliana

De olhos vermelhos,
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.

Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!

Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!

                                  Fiquei barrigudo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

FELIZ PASCOA!!!

Não não nos importa se você acredita e segue o cristianismo ou não...desejamos que você seja feliz!  Que na semana que  os cristãos celebram a vida, em comunhão, comemoremos o amor!
Viver a Páscoa é nos inspirarmos no exemplo maior daquele que acreditamos se sacrificou para nos salvar.  É abrir nossos corações para o novo, e depositarmos nossa fé naquilo que acreditamos.
Que todos encontremos  no Cristo ressurreto inspiração e motivação para nossas  vidas.
Feliz Páscoa !!!!   Com o carinho da Equipe HD,
                                         Carla,Lenice e Regina

Páscoa e meio ambiente

Na Sala de Leitura Fredímio Trota, momentos de encantamento ... com a Professora Tatiana
História: Olhe o  desperdício, coelho  Felício!  Autor: Neno AlvesDomenico, Guca
A Mamãe Coelha, ao ver que suas broncas não eram levadas a sério, assume outra postura e explica ao filho as conseqüências que os desperdícios provocam. Pouco a pouco, Felício compreende que é preciso evitar o desperdício, e fazer de tudo para preservar a natureza.




SALVANDO O PLANETA!!!!

Patrulha Mirim da HD - salvando o Planeta!
Um projeto da Sala de Leitura  Fredímio Trota  da Escola Municipal Henrique Dias com a Professora Tatiana Regina Pinto Amaral.