quinta-feira, 27 de novembro de 2014

E.M.Henrique Dias e o ANA 2014 Turmas 1301 e 1302

Turma 1301

ANA Avaliação Nacional do Ciclo de Alfabetização

A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas. 

Objetivos:

 

i) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;

ii) Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;

iii) Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
 

Características:
 

A avaliação utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada anualmente. 
 

Aplicação
 

A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação. 
 
                                                                       turma 1302

Dia de Ação de Gracas - 27 de novembro


sábado, 15 de novembro de 2014



A Proclamação da República marcou um novo período em nossa história política. O evento aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e estabeleceu o regime republicano no Brasil.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

EDUCAÇÃO INFANTIL


Tia Gleici e a turma E.I. 11,

Comemorando a finalização do Caderno de Atividades da Pré_ escola...belíssimo trabalho!!!




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROCESSO DE SELEÇÃO DE GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES PARA OCUPAÇÃO DA FUNÇÃO DE DIRETOR

CHAPA VERDE - 99,2 % DE VOTOS SIM!

Professora Carla Teixeira - Diretora 
Professora Lenice Belo   -   Diretora-Adjunta
Reconhecimento da Comunidade por  um trabalho feito com dedicação e qualidade!
Agradecendo a todos aqueles que trabalharam  na organização e efetivação do evento, agradecendo também aos que participaram com suas  presenças e deixaram seus votos na urna!
Saúde, harmonia e sucesso e o que  o time da E.M. Henrique Dias deseja a sua nova gestora e sua equipe.

Lembrando sempre que


domingo, 9 de novembro de 2014

Tempo de avaliações

Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).
A Equipe toda se preocupa em colaborar na avaliação da leitura dos alunos.
De modo cordial e incentivador os alunos gostam de ler, tanto para as diretoras quento para a Tia Regina, Coordenadora da Escola.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014