quinta-feira, 28 de agosto de 2014

III Semana de Educacao Infantil na E.M. Henrique Dias- 2014

28 de agosto - Magia e Encantamento 

com as Professoras Janine e Tatiana




III Semana de Educacao Infantil -2014 na E.M.Henrique Dias

28 de agosto - Turma da Professora Gloria

Magia e Encantamento  



III Semana da Educação Infantil na E.M. Henrique Dias

Dia 28 de agosto - Mais um dia de Magia e Encantamento

Tivemos oportunidade de ter as famílias dos nossos alunos vivenciando momentos de atividades, visitando o ambiente escolar,participando de trabalhos desenvolvidos  por elas.

Foi oferecida  ao representante da família presente uma refeição 
- Projeto Degusta - a escola aliada a família ajudando a criar bons hábitos alimentares através da merenda escolar.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

III SEMANA DE EDUCACAO INFANTIL na E.M. Henrique Dias

DIA 27 DE AGOSTO  DE 2014 - Segundo momento  
Multiplos olhares da Educacao Infantil Carioca

A beleza e ver a criacao, a beleza e ver a transformacao do algo em muito,
do silencio em som.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

III Semana de educação Infantil na Henrique Dias - Dia do Brincar

III SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMA: "Múltiplos olhares da Educação Infantil Carioca"
1º momento - dia 26/08 - Dia do Brincar
E.I. 11 e E.I.21

A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola,principalmente, na educação infantil.

Argila - o encanto da criação Turmas EI 12, EI 13 - turmas da Tia Tati e da Tia Janine
Brincadeiras - Magia e Encantamento -Turmas EI  12 e EI 13

Construindo pipas - Tia Gleice e Tia Lu


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ARTES - O aluno aprendendo a ver com o Professor Eris Mariano

O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções
artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar,
o sentir, o expressar, o comunicar.

 A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação
de seus trabalhos, os dos colegas e a produção de artistas, se dá mediante a elaboração de
idéias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e
transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo
dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o
aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de
pensar e agir como os da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização
do que lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação
humana. Além disso, os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana
mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão
à sua volta. O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza
e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na
manutenção de uma qualidade de vida melhor.

Trabalhos da turma 1102. "O Quarto de Van Gogh". Técnica: Mista em caixa de sapato.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cadernos Pedagogicos - Tangran

A Turma 1302 ( Professora Pedrina ) aprende figuras geometricas brincando...
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças  formar várias figuras, 

Hora da História

Contar e ouvir histórias é sempre um convite à descoberta. Quando ouvimos a palavra contada arregalamos nossos olhos, esticamos nossos ouvidos e o corpo relaxa como se estivesse se aprontando para receber o conto.
Dentro de nós, ouvintes, vão entrando os personagens, com roupas diferentes, cenários diversos, cheiros, cores e sabores que fazem funcionar todos os sentidos.
Ouvir uma história é também saboreá-la em pedaços, sentindo a diferença de cada gosto. Doce, amargo, com gosto de sal, e por vezes, levemente temperada.
As histórias despertam os sentidos não só de quem escuta, mas também de quem conta.
O contador de história que irá contar, vestindo-se com os personagens, encantando-se com as palavras, perfumando-se com o aroma dos verbos e objetos.
Em cada movimento um olhar, um sorriso, uma pausa.
E na Sala de Aula, na Sala de Leitura, no pátio da escola  ou na casa da gente, vamos dando asas à imaginação em parceria com o ouvinte.
E descobrem, nessa viagem, que uma história lembra outra e que de algumas gostam mais. 
Professora Maristela - turma 1301

Educação Física na Educação Infantil


Na Educação Infantil é importante disponibilizar o maior número de experiências possíveis, apresentando um novo mundo. Nesse mundo, a criança começa a se relacionar com um meio social e físico, ajudando no desenvolvimento. Para estimular o intelecto e o físico é preciso que pessoas mais experientes ofereçam desafios cada vez mais difíceis. A educação física consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes. 

Professora Jaqueline Bresciane  e  Estagiário Diego


Os principais objetivos da atividade física infantil são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.




Reunião com Responsáveis da Educação Infantil - 16/08/2014.

Sábado especial! Reunião de pais e responsáveis pelos alunos da Educação Infantil!
A reunião começou com a fala da Diretora Adjunta Professora Carla dando os informes gerais, sobre a escola, falando sobre o motivo da reunião e pauta da mesma.
Acolhimento: "Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem."  Mário Quintana
Foi exibido um pequeno trecho do DVD "O Pequeno Nicolau".
Os participantes após o visionamento discutiram o que lhes chamou mais a atenção. Observaram a participação dos adultos nesse primeiro trecho do filme. Foi um momento bastante agradável.

Desenharam e escreveram em grupo o que pensavam ser quando grandes...lembraram do adulto que mais os influenciou para que tivessem esse desejo.Em seguida, os balões foram trocados entre os grupos e histórias foram criadas com as palavras registradas nos balões.
Foi citado o provérbio africano " Para cuidar de uma criança, é necessário uma aldeia".
Discussão final: Nem a família do Nicolau, nem a nossa, passa imune às mudanças.Às vezes, um membro da família parte, se muda,compõe uma nova família. às vezes é um novo membro que chega e faz a família crescer em alterações e, por que não dizer em novos conflitos. Mas família é assim mesmo, propensa a constantes  transformações e reacomodações.
Diante de tudo isso, o grupo chegou a conclusão que o ditado que diz: "Família é tudo igual; só mudo o endereço" não é uma verdade. Cada família é diferente com suas alegrias, acertos e dificuldades.

Fechamos o encontro reconhecendo que todos os adultos são mediadores e formadores de nossas crianças.
A Escola, a Família,a Comunidade em geral contribui na formação do caráter dessas crianças e para que haja sucesso todos temos que trabalhar em conjunto.


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SEMANA DO AUTOCUIDADO NA HD !!!!!

 
Palestra " Higiene e Saúde "
com a enfermeira Tatiana Reis 
Um show de conhecimento e cidadania !
Excelente a conversa da Enfermeira Tatiana sobre higiene e saude.
A Enfermeira Tatiana falou aos dois turnos sobre os cuidados primarios de saude e higiene
os alunos  participaram com muitas e inteligentes perguntas.

Foi uma aula diferente, interessante onde todos  aprenderam muito.

A Enfermeira Tatiana  preparou uma interessante e divertida aula sobre higiene do corpo,
dos cabelos, falou sobre a prevencao e com bate aos piolhos, a higiene das roupas.
Os alunos ficaram bastante  interessados,  atentos e curiosos o tempo todo.