sábado, 28 de setembro de 2013

ESCOLA DE PAIS - Reuniao com Responsaveis da Educacao Infantil

Reuniao em 28 de setembro 
Roda de Leitura
O Dono da Bola  -Ruth Rocha
 Video  Os filhos imitam os pais  -  comentario
Musica  Nao vou me adaptar de Arnaldo Antunes e Nando Reis - debate 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ALTERAÇÃO NO CALENDÁRIO ESCOLAR- 2013


## 3º bimestre:
- Semana de provas - 30 de setembro a 4 de outubro.
- 3º COC - 14, 15 e 16 de outubro
* Reunião de responsáveis - 19 de outubro (sábado)
## 4º bimestre:
- Semana de provas - 25 a 29 de novembro
- 4º COC - 9 e 10 de dezembro
- 2ª época - 11 a 18 de dezembro
- 5º COC - 19 de dezembro
*Entrega de resultados - 20 de dezembro

DIA DA ARVORE - 21 DE SETEMBRO

O ipê roxo é uma das mais belas plantas do mundo. Como seu próprio nome já diz, a planta ipê roxo se caracteriza pela cor roxa.Há outras cores que fazem parte desse tipo, porém, as de plantas de cor roxo possuem uma beleza única, diferente e deixam qualquer ambiente cheio de brilho e bem harmonioso.

Conhecendo mais sobre o ipê roxo

Ela é uma árvore de porte avantajado podendo chegar a 35 metros de altura. Pertence à família  Bignoniaceae. A palavra ipê tem a sua origem indígena, o Tupi, que significa árvore cascuda. Ela é grande, com floração bastante abundante na cor roxo, seu tronco tem a característica de ser bem rugoso. O período de florescimento se destaca entre os meses de junho a agosto. Uma de suas maiores curiosidades é que sua produção é bem grande de madeira sendo de qualidade superior e também se pode notar um excelente e belo arranjo ornamental.


VELHAS ÁRVORES
Olavo Bilac

Olha estas velhas árvores, mais belas Do que as árvores moças, mais amigas,Tanto mais belas quanto mais antigas,Vencedoras da idade e das procelas...O homem, a fera e o inseto, à sombra delasVivem, livres da fome e de fadigas:E em seus galhos abrigam-se as cantigas E os amores das aves tagarelas.Não choremos, amigo, a mocidade!Envelheçamos rindo. EnvelheçamosComo as árvores fortes envelhecem,Na glória de alegria e da bondade,Agasalhando os pássaros nos ramos,Dando sombra e consolo aos que padecem!

PAULO FREIRE faria 92 anos hoje


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

LEMBRANDO A BIENAL DO LIVRO...

XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

29 de Agosto a 08 de Setembro de 2013
A Escola Municipal Henrique  esteve com seus alunos na BIENAL.
Verdadeiros momentos de encantamento!



100 anos de Vincius

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEMORA O CENTENÁRIO DE 
VINICIUS DE MORAES COM O ESPETÁCULO SÃO CEM VINíCIUS
Vinte escolas da Prefeitura receberão o projeto que tem
o objetivo de homenagear o centenário do Poetinha
A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quinta-feira (dia 19) 
o lançamento do projeto São Cem Vinícius, no Espaço Tom Jobim, no 
Jardim Botânico.
 A partir do programa Rio, Uma Cidade de Leitores,
 a Secretaria Municipal de Educação
 pretende homenagear o centenário de 
nascimento de Vinícius de Moraes,
 promovendo apresentações teatrais 
sobre a obra do poeta. 
A filha do poetinha, Georgina de Moraes, participará do lançamento.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EM Henrique Dias no Museu Casa do Pontal - 18 de setembro de 2013.

Alunos da Escola Municipal  Henrique Dias em aula-passeio. Os alunos das turmas 1102 e 1103 numa maravilhosa tarde de cultura e alegria visitando o Museu Casa do Pontal,completando as atividades tao bem trabalhadas pelas professoras no caderno pedagogico.

  
A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo é composto por 8.000 esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras e recobre a produção feita em toda segunda metade do século XX.

 A coleção, o edifício, os jardins e a montagem da mostra foram projetados e executados pelo designer francês Jacques Van de Beuque, também responsável pela coleta das peças, no que investiu seus próprios recursos financeiros e 50 anos de pesquisas e viagens.
Uma equipe maravilhosa recebeu os estudantes na visita guiada e teatralizada.Um confortavel onibus fez o transporte dos alunos.

E.M.HENRIQUE DIAS VISITA A FOZ AGUAS 5

Os alunos da nossa escola fizeram  visita guiada à Estação de Tratamento Constantino Arruda Pessôa. Participaram 40 crianças com idade entre 7 e 8 anos. Acompanharam a visita as professoras  Maristela Veronese, Gheisa Ramos, a Diretora Adjunta da Escola Professora Carla e a Coordenadora Pedagogica  Professora Regina Ribeiro .


Na primeira etapa da visita, os estudantes receberam orientações sobre segurança. Sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Na sequência, uma palestra sobre o processo de produção e de tratamento de esgoto.


Ainda na sala, as crianças fizeram um lanche. Em seguida, visitaram o memorial construído em homenagem ao engenheiro sanitarista Constantino Arruda Pessoa, que foi o idealizador na década de 70 da estação de tratamento. No espaço, elas puderam conhecer um pouco mais sobre a sua vida e obra, além do ciclo completo da água.



A parte mais aguardada foi a a atividade lúdica de educação ambiental em que as crianças aprenderam sobre a importância do saneamento e do uso racional da água. A primeira parte da brincadeira era um painel de perguntas e respostas. Depois elas disputavam uma corrida em um grande jogo tipo tabuleiro.Foi uma manha maravilhosa com aula de ciencias,cuidados com a saude e saneamento basico. Os alunos regressaram a escola muito satisfeitos!

Nossos agradecimentos a profissional Andreia e toda a Equipe que atenciosamente nos recebeu, incluindo um lindo e confortavel onibus.