sábado, 25 de maio de 2013

Dia da África

25 de maio é Dia Mundial da África



Por que o 25 de Maio é Dia da África? Porque em 25 de maio de 1963, 32 países africanos firmaram o compromisso político de lutar para por fim a colonização no continente, portanto, simboliza a luta que o continente africano travou para a sua independência e emancipação.


SAWABONA SHIKOBA!!!

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito.

Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas... que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.

Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.

Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:"Eu sou bom".

Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: 
"EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: 
"ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".

TRAMAS Fonte: TRAMAS DA LEITURA  A Sala de Leitura fazendo um Rio 

de LeitoresLA S

ala de Lei



segunda-feira, 20 de maio de 2013

ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL

ELEIÇÕES 2013 -  20 A  22  DE  MAIO
Slogan:”Grêmio Estudantil: somando forças,subtraindo a preguiça, multiplicando idéias e dividindo tarefas” Edirlan M.L.dos Santos/Jorge S. de A. Antonio – T.1501 E.M.03.13.005 Cesar Augusto Soares
O QUE É O GRÊMIO ESTUDANTIL?
O  Grêmio Estudantil   tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o aluno  defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos do Grêmio Estudantil

É importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola. O grêmio também tem á função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da escola.
São candidatos:
CHAPA VERDE                                                                     
Presidente: Ryan Gabriel Santos                                              
Vice:          João Gabriel Siqueira                                            
1ºsecret. MªEduarda Correia                                                     
2ºsecret.Bruno Ferreira      

CHAPA VERMELHA  
Presidente: Max Willian Gonçalves
Vice: Renan Maciel
1º secret. Anne Caroline dos Santos 
2ºsecret. Airton Guimarães Ribas   

                                              

PARABÉNS AOS PEDAGOGOS PELO SEU DIA!


quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIA DO GARI 16 DE MAIO


DIA DA FAMILIA

O dia 15 de  maio é o Dia Internacional da Família.

O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens que priorizam outras atividades e deixam mulheres e filhos sozinhos em casa, assim como mulheres que não querem assumir o papel de esposa, tomando as responsabilidades da casa, mesmo trabalhando fora.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança brusca no perfil das famílias, hoje os casais têm apenas um ou dois filhos.
No Brasil, a data é comemorada no dia oito de dezembro, criada em 1963, pelo presidente João Goulart.

PONTO FACULTATIVO


DECRETO Nº 37151 DE 14 DE MAIO DE 2013

DIÁRIO OFICIAL de 15 de maio de 2013

Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 31 de maio de 2013.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,
DECRETA:
Art. 1º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 31 de maio de 2013, EXCLUÍDOS DESTA PREVISÃO OS EXPEDIENTES NAS UNIDADES DE SAÚDE, BÁSICAS E HOSPITALARES, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, bem como nos demais órgãos cujos serviços não admitam paralisação.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Rio de Janeiro, 14 de maio de 2013; 449º ano da fundação da Cidade.

sábado, 11 de maio de 2013

MÃE



A Equipe da Casa de Alfabetização E.M.Henrique Dias abraça e agradece a todas as mães pela confiança em nosso trabalho!Feliz Dia das Mães!
MaterTu, grande Mãe!... do amor de teus filhos escrava, 
Para teus filhos és, no caminho da vida, 
Como a faixa de luz que o povo hebreu guiava 
À longe Terra Prometida. 

Jorra de teu olhar um rio luminoso. 
Pois, para batizar essas almas em flor, 
Deixas cascatear desse olhar carinhoso 
Todo o Jordão do teu amor. 

E espalham tanto brilho as asas infinitas 
Que expandes sobre os teus, carinhosas e belas, 
Que o seu grande dano sobe, quando as agitas, 
E vai perder-se entre as estrelas. 

E eles, pelos degraus da luz ampla e sagrada, 
Fogem da humana dor, fogem do humano pé, 
E, à procura de Deus, vão subindo essa escada, 
Que é como a escada de Jacó. 

Olavo Bilac, in "Poesias"

Trabalhos feitos em homenagem ás mães




Nossa homenagem a Mamãe Lenice representando todas as mamães da nossa escola




terça-feira, 7 de maio de 2013

RIO EDUCA. NET A Indisciplina

EXCELENTE, VALE A PENA REFLETIR!
Terça-feira, 07/05/2013

A Indisciplina em Sala de Aula

Tags: indisciplina, professores, sala de aula.

Os professores são assombrados todos os dias com a indisciplina, mas o que é indisciplina?


Muitas pessoas quando questionadas sobre indisciplina, remetem-se à conversa ou à desatenção dos alunos, mas o conceito é muito maior e envolve diversos atores do processo educativo: os pais, os professores, os alunos e a escola.


“Indisciplina é quando a ação do aluno impede a escola de concretizar os objetivos de sua existência.” (Celso Antunes)

A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regras:

  • As morais, que visam o bem comum em qualquer convivência social.
  • As convencionais, que são criadas em grupo específico e conforme o momento.

O que acontece é que professores deveriam se preocupar somente com as regras convencionais, mas o que infelizmente não acontece. Por isso é preciso esforço, paciência e principalmente persistência para que haja uma transformação no aluno e na família para se chegar a escola.

Segundo a Universia Brasil, podemos amenizar essa questão com a utilização de algumas dicas.

1- Use sua voz normal e natural, os alunos podem se espelhar no seu tom de voz;

2 - Tente falar apenas quando houver silêncio. Lute contra a tentação de falar e chamar atenção. Faça-os perceber sua presença;

3 - Estipule regras (combinados) com o grupo ouvindo o que eles têm a dizer e remetendo-se a elas sempre que descumpridas;

4 - Pontue problemas de forma rápida e sábia. Chamar atenção separada do resto da turma e com abordagens positivas, pois a reação esperada é uma bronca. Use “Como posso te ajudar?”, “Percebo que está com dúvidas”...



Será que isso mudará?
Impossível ter certeza, mas ainda sem ela fica a convicção de que se a comunidade não fizer a sala de aula o seu espelho, ao menos os alunos e os mestres desta sala a transformarão em um abrigo sereno...” ( Celso Antunes).

Fontes:
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/15/917590/4-dicas-disciplina-em-sala-aula-novos-professores.html
http://www.youtube.com/watch?v=Gfa3XlA7mUI
Elidia Correia é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Blog Professores do Portal Rioeduca.
E-mail: elidiacorreia@rioeduca.net
Twitter: @ElidiaCorreia

sábado, 4 de maio de 2013

Alfabetizando com a arte do papel


ORIGAMI na Alfabetização


As brincadeiras muitas vezes não são bem aceitas na escola, isso porque temos uma visão de que os conteúdos escolares só devem ser trabalhados com os alunos presos na sala de aula, sentados em suas carteiras, prontos para receberem as informações dos professores.
Às vezes as escolas querem inovar, mas a cobrança é grande, no sentido da conduta, da disciplina.
Juntar conteúdos escolares com atividades prazerosas é a melhor forma de envolver os alunos no processo de aprendizagem. Para isso, inovar é preciso!
Porque não colocar no currículo escolar atividades que ajudem os alunos a crescerem como pessoas, aprendizagens que fiquem por toda sua vida? Esse é o principal papel da escola, da educação.

Alfabetizar através da arte em origami  pode ajudar a melhorar a concentração dos alunos, a descobrir seus talentos, desenvolver a criatividade, além de trabalhar os conteúdos escolares e o lado cultural – que em razão da modernidade não é muito bem aceito pelos jovens.
O origami é uma arte milenar japonesa, onde são criadas figuras através das dobraduras em papel. Essa cultura milenar era transmitida de geração em geração, numa época em que o povo japonês não desperdiçava nada, mas reutilizava até as sobras de papel.
Com isso, a arte do origami ganhou espaço e suas técnicas foram sendo divulgadas por todo o mundo; livros explicativos foram escritos, imagens do passo a passo para se montar uma figura foram criadas e, aos poucos, a arte japonesa chegou a todos os cantos do planeta.
A Professora Pedrina Coelho aproveita esta arte com papel para envolver seus alunos na grande aventura da alfabetização e letramento, tornando assim suas aulas mais atraentes.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL-Turma 1303


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A Turma 1303, 3º Ano, trabalhou esta semana o projeto Alimentação Saudável através de textos, vídeos e diversos experimentos.
A Professora Janine Bassi explica:
- Começamos o nosso trabalho comparando a vida no campo e na cidade. Falamos das profissões. Comparamos as profissões no campo e na cidade, o tipo de vida. Confeccionamos uma tabela comparando o trabalho do campo com o trabalho da cidade. Foi trabalhada a história da “Menina Carolina” que misturava os alimentos e o conto de fadas “A Princesa e a Ervilha”.
A partir destes buscamos a origem dos alimentos ( vegetal , mineral,animal ) aprendemos a  classificá-los.
Pesquisamos as frutas e suas árvores,cantamos a música “Palavra Cantada”( Pomar ), para fechamento vimos o filme: “A Princesa  e a Ervilha” e o desenho  sobre alimentação saudável “Lazytown”, fizemos a degustação de alimentos saudáveis,trazidos pelos alunos. Assistimos o vídeo da música “Pomar” sobre as frutas e suas árvores. 
A turma esteve nesse projeto acompanhada pela Professora Janine e pela Estagiária Janaína Leirós.


A alimentação saudável é importante ao equilíbrio do corpo e da mente. ”Todo cidadão tem direito à alimentação”, e esta, deve ser rica em vitaminas,proteínas e carboidratos. Tudo na medida certa –fala da Diretora Adjunta Professora Carla Teixeira, responsável pela merenda em nossa Unidade Escolar.
Foi uma tarde de sexta-feira muito saudável.

quarta-feira, 1 de maio de 2013


O professor, o aluno e a leitura

Luiz Henrique Gurgel
Cida Laginestra
Regina Clara
 


Uma conversa com a pesquisadora e especialista no ensino da leitura, Carla Coscarelli. Ela é professora e
 pesquisadora do Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), da Faculdade de Educação da 
Universidade 
Federal de Minas Gerais. Coscarelli fala de questões importantes relativas a uma das ações mais delicadas e 
complexas do trabalho do professor: o ensino da leitura.

São frequentes as notícias de que muitos alunos terminam o Ensino Fundamental sem saber ler. Isso realmente acontece? 

A linguagem e a leitura são competências que as pessoas precisam desenvolver. É preciso procurar formas de detectar o problema e propor ações para solucioná-lo. Às vezes a escola não sabe como lidar com a leitura. Então, quando eu penso em modelo de leitura, busco integrar uma série de estudos. Quando se analisa o livro didático, percebe-se que a maioria das atividades é de localizar a informação, identificar qual é o tema do texto e dar uma opinião ou sair do texto. Trabalha-se pouco com o léxico, a sintaxe, a inferência. Aí, quando chegam as avaliações em massa, como do SAEB [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica], ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio], há um buraco enorme. Constata-se o que a escola ensina e as crianças conseguem se sair bem, por exemplo, localizar informações no texto, dar uma opinião ou extrapolar ou depreender o tema. Mas nas operações inferenciais, tão fundamentais na leitura, os estudantes não se dão bem. Isso precisa ser trabalhado e ainda não foi incorporado pela escola, pelo livro didático. Eu penso a leitura muito como operação mental, como um processo ativo do leitor, em que o professor pode interferir e ajudar. 
Como o professor lida como esse tipo de problema, habitualmente? 

Quando o professor fala que o menino não sabe ler, ele não está conseguindo identificar qual é o problema que ele tem. Depois de oito, dez anos de escola, não é possível que o menino não saiba ler. Ou ninguém fez nada durante esse tempo todo com ele, ou tem alguma habilidade de leitura que ele não conseguiu superar e ninguém o ajudou. Existem graus de leitura, graus de severidade de leitura. Uma hora, alguém tem que se sentar com esse menino e ensiná-lo, conquistar os pequenos espaços. 
Em geral, os professores sabem que ler pode ter vários significados?

A questão metodológica da leitura é embolada. Não se tem muita clareza de como é que se propõe uma boa aula de leitura. A aula de leitura, às vezes, é o professor pedir ao estudante que leia o texto e responda às questões do livro. Não se planeja atividades para se detectar o problema de leitura, nem para ajudá-lo a superar a dificuldade. Você precisa pegar na mão, mostrar, fazer junto, propor situações, servir de ponto de partida. É para dar soluções para as coisas. O menino, às vezes, não consegue ler porque o vocabulário atrapalhou, faltou conhecimento O que é que você faz se durante a leitura encontra uma palavra que não entende? Normalmente, se vai ao dicionário. Olhar no dicionário não é a única possibilidade. Você pode pensar um sentido que caiba nesse lugar, inferir, sacar. Se eu não conseguir, vou perguntar para alguém, dar um jeito, buscar solução. Tem um outro agravante: o ensino de língua portuguesa. A aula ainda é muito pautada no saber da gramática tradicional: frase, oração, estrutura de oração e da sintaxe. A escola perde muito tempo no trabalho metalinguístico e se esquece das estratégias de leitura. O que eu tenho visto é que não se trabalha a leitura, é como se o menino aprendesse o tempo inteiro pela experiência. O professor não tem clareza das habilidades que tem que desenvolver, por onde começar. Quais habilidades o estudante precisa ter para lidar com os textos narrativos, jornalísticos, o poético; com o grau de dificuldade dos textos, a sonoridade, a complexidade do vocabulário e do conteúdo. 
E o que mostram as avaliações de leitura?

O resultado das escolas brasileiras no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) - é terrível. A avaliação aborda questões que a escola não trabalha: referência, texto multimodal, relação de textos diferentes, inferência. São raras as didáticas que extrapolam do texto, que instigam a fazer inferência com dados de partes diferentes do texto. A lista do SAEB tem mais de vinte descritores, mas só três ou quatro deles são contemplados nas atividades dos livros didáticos. É possível fazer um planejamento e trabalhar a leitura em progressão. Das habilidades mais fáceis, por exemplo, as narrativas que os estudantes têm muito contato, desde pequenos, nos livros de literatura para os textos mais complexos, como os argumentativos. Eu gosto de trabalhar com um conjunto de textos de vários gêneros, contemplando diversas habilidades. Então, num artigo de opinião, vamos recuperar qual é a tese, quais são os argumentos, como é que o texto é construído, qual é o argumento contra, o argumento a favor, a opinião. O que é fato? O que é opinião? São elementos que a gente precisa identificar e se posicionar diante daquele texto. Outra possibilidade é ler e comparar várias versões de um mesmo conto, por exemplo, o Chapeuzinho Vermelho escrito por Charles Perrault , pelos Irmãos Grimm, ou ainda o Chapeuzinho Amarelo, do Chico Buarque. Eu fico pensando na pesquisa escolar que envolve leitura, busca, curiosidade. O menino corre atrás de um tema, mas sem orientação, recorte, foco. Como fazer pesquisa sem uma pergunta norteadora? 
A leitura está presente na formação do professor? 

Agora vou assumir a minha culpa. A universidade tem poucas disciplinas para trabalhar a leitura estritamente. Parte-se do pressuposto que os alunos que chegam à universidade são leitores maduros, não precisam desenvolver a leitura. E poucas disciplinas lidam com a leitura do ponto de vista pedagógico, didático. A universidade tem que rever a formação do professor que vai trabalhar com leitura, como ensinar leitura, a metodologia. Porque, às vezes, o professor começa a treinar algumas habilidades que vai cair naquele teste, em prova. Mas não trabalha aquilo de uma forma interessante, de modo que o texto ganhe vida, desperte o gosto pela leitura, a curiosidade de saber mais, a paixão pelos livros. É aí que mora a riqueza. Eu acho que a escola afoga esses meninos com muito conteúdo e o perguntar vai ficando meio guardadinho. O professor precisa pôr o menino para pensar, fazer perguntas, tentar buscar respostas e discutir com o colega, de pensar várias respostas para a mesma coisa. Não tem o certo, o errado, mas tem o possível e o impossível, o bem argumentado e o mal argumentado. É preciso deixar de lado a velha aula expositiva em que o professor fala e os alunos ficam calados. 
O que significa ser um bom leitor?

É uma pergunta difícil. Alguns textos são mais comuns no nosso cotidiano. Não se pode falar que tem que ser bom leitor de tudo: crônica, artigo de opinião, divulgação científica, texto de revista, jornais, livros de literatura. Muitos jovens são bons navegadores, mas não são bons leitores. Eles são bons buscadores de informação, mas quando eles acham a informação, o processamento daquela informação é muito raso, superficial. Na hora de ler com um grau de profundidade, fazer inferências, essa habilidade eles não têm, não conseguem avaliar a própria leitura. Outra coisa importante é dar um modelo de como é que se lê, fazer leitura oral com os estudantes. Como é que você lê um poema? Tem menino que lê um poema e lê uma notícia com a mesma entonação, do mesmo jeito. O professor pode levar para sala de aula um texto romântico ou um texto agressivo e perguntar para o grupo como fazer a leitura de cada um desses textos. Como é que é a entonação, a prosódia, a interpretação? Se você lê todas as personagens com a mesma voz, com a mesma entonação, não tem graça. O texto fica ruim. Agora, quando você faz aquele teatro vocal, monta a cor, o figurino, monta o som, você faz um cinema na tua cabeça. É uma outra coisa.
Saiba mais sobre leitura:
(Copiado do Blog Tramas da Leitura  A Sala de Leitura fazendo um Rio de Leitores)

TRAMAS DA LEITURA A Sala de Leitura fazendo um Rio de Leitores: ENTREVISTA COM CARLA COSCARELLI

TRAMAS DA LEITURA A Sala de Leitura fazendo um Rio de Leitores: ENTREVISTA COM CARLA COSCARELLI: O professor, o aluno e a leitura Luiz Henrique Gurgel Cida Laginestra Regina Clara   Uma conversa com a pesquisadora e especia...

Nossa homenagem aos trabalhadores

Felicidade e muita paz!
Agradecemos a todos pela  dedicação nos 365 dias do ano!


Light e Casa de Alfabetização ensinando a usar e economizar energia elétrica...

Esta foi a segunda vez que recebemos essa equipe de jovens  da Light para falar aos nossos alunos sobre a  produção,o bom uso e como economizar energia elétrica.

Secretaria de Cultura na Casa de Alfabetização

Recebemos a visita de um grupo da Secretaria de Cultura que proporcionou aos alunos encantadores momentos...

O prazer de alfabetizar letrando na Casa de Alfabetização



Professora Pedrina e Professora Maristela
parceiras na alfabetização em diferente momentos
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical.
 A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

Casa de Alfabetização - Aprendendo com prazer

"O professor não ensina mas arranja modos de a própria criança descobrir, criando situações problemas."(Jean Piaget)

"O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seu sonho." ( Paulo Freire)

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino." (Paulo Freire)

"O caminho se faz caminhando." ( Paulo Freire)
Turmas da Professora Egilda Flávia  em diferentes momentos de estudo-2013.

1º de Maio - Dia do Trabalho


O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga.
A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.
Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalho.
Este ano, foram organizadas diversas manifestações e eventos culturais para o Dia do Trabalho no Brasil.