quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EM TEMPO DE PACTO


John Dewey

“O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter”; “A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diretores do Polo VI na E.M.015

A Reunião de Repasse dos Diretores do Polo VI  da E/SUBE/9ªCRE aconteceu na E.M.Henrique Dias  no dia 10/08/2012.Foi um prazer recebê-los.

sábado, 11 de agosto de 2012

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA - PArtIcipação

Fechamos as atividades da semana com um lindo evento organizado pelas crianças,com a colaboração de todos os professores. Todos os pais participaram da Olimpíada do Amor 2012!





É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.
Coelho Neto  Não basta ser pai, tem que participar!Parabéns aos campeões da E.M.Henrique Dias.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CAPACITAÇÃO PÉ DE VENTO/9ªcre

Capacitação do Pé de Vento na 9ª CRE* - 31/07/2012
Com a presença do Articulador Alexandre Rodrigues, da Representante do Rioeduca na 9ª CRE Márcia Cristina Alves, do Embaixador Mário Mangabeira e da Profª Lívia Andrade.
Foi um excelente encontro com os profs do 1º ano! Foram compartilhadas ótimas experiências de uso do Pé de Vento!
A Professora Ane de Oliveira participou do encontro representando a nossa escola.


domingo, 5 de agosto de 2012

MENTE SÃ EM CORPO SADIO.



No dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeadoDiretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico.
A data de seu aniversário, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis e conscientização política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a população viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coleta de lixo e manutenção de áreas verdes.
Outras ações em prol da qualidade de vida são as campanhas para prevenção de doenças, a imunização da gripe, os programas de reeducação e prevenção à dependência química e a Ação Inteligente contra o Estresse. Também existem programas de condicionamento físico e tratamento do tabagismo."

Reunião com Pais e Responsáveis - SÁBADO


Sábado, 4 de agosto,em cumprimento ao disposto pela SME Rio,reunimos os pais e
responsáveis   pelos alunos, para falar da necessidade, da urgência, em alcançar o
objetivo    do nosso trabalho e firmar com eles 
o PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO.
Organizamos o encontro em dois momentos simultâneos
um grupo de responsáveis da Educação Infantil com a
Professora Carla Teixeira, diretora adjunta e o outro 
grupo com a Professora Lenice Belo, diretora .


'' Se trabalho com crianças,devo estar atento à difícil passagem ou caminhada
 da heteronomia para a autonomia, atento à  responsabilidade da minha presença
que tanto pode ser auxiliadora como pode virar perturbadora da busca
inquieta dos educandos" (Paulo Freire)

sábado, 4 de agosto de 2012

Dicas para auxiliar seu filho na escola

apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas. 

ainda o Pacto...



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ainda o Pacto Carioca pela ALFABETIZAÇÃO

Comunicado – PACTO CARIOCA pela ALFABETIZAÇÃO
Enviado: quarta-feira, 1 de agosto de 2012 19:08
Assunto: Pacto Carioca pela Alfabetização

Sr. Diretor,
Boa noite,

Ontem, em Solenidade ocorrida na Escola de Formação do Professor Carioca, aconteceu o lançamento do PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÂO .
A Secretária Claudia Costin e a Coordenadora Geral do Ensino Fundamental do MEC , Lucia Couto, firmaram este compromisso com as Coordenadorias de Educação.

Metas acordadas :
1 - toda criança de Educação Infantil imersa em ambiente letrado e iniciando seu processo de alfabetização;

2 - toda criança capaz de ler e escrever textos adequados a sua idade ao final do 1º ano do Ensino Fundamental;

3 - toda criança com a alfabetização consolidada ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Metas a serem alcançadas da Educação Infantil - modalidade Creche ao 3º ano.

Estas metas deverão ser atingidas com o trabalho de todos nós : CRE, Escolas , EDIs , Creches, Direção, Professores , Funcionários e Responsáveis.

Para vencermos este desafio, temos, também, que envolver outros segmentos da Escola.

Para tanto, encaminho dois TERMOS DE COMPROMISSO.

Um para os responsáveis, assumindo o compromisso de não permitir que seu filho falte às aulas e acompanhar sua vida escolar; outro , onde o Professor assumirá com seu Diretor, o compromisso de se empenhar em buscar caminhos para alcançar as metas acima citadas.

Por solicitação da Profª Helena Bomeny, o PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO a ser firmado entre os Diretores e os Professores das Unidades Escolares deve ser assinado na sexta-feira, dia 10/8, como culminância da Semana da Alfabetização cujo tema é CONSOLIDANDO O PACTO CARIOCA DE ALFABETIZAÇÃO.

Orientamos, ainda, que esta atividade deverá ser registrada no livro de atas do CEC , com a presença de todos os representantes do CEC.

O Termo de Compromisso dos Responsáveis deverá ser assinado , no próximo sábado, dia 4/8, na Reunião de Responsáveis, dentro do calendário escolar.

Ressaltamos que estes Termos deverão estar organizados e arquivados e os responsáveis faltosos deverão ser chamados para comparecerem à Escola para assiná-lo, posteriormente.

Em breve, agendaremos a data para a assinatura do pacto com vocês, Diretores.

Abraços e que consigamos, juntos, atingir estas metas imprescindíveis à Comunidade.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ALFABETIZAR ATÉ OS SEIS ANOS


A Secretaria Municipal de Educação assinou, nesta terça-feira, o Pacto Carioca pela Alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, que estipula como meta alfabetizar os estudantes da rede pública aos 6 anos de idade. A iniciativa é um desdobramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firmado com o Ministério da Educação, este mês.
Este documento é um compromisso da Secretaria que afirma que toda criança no final do 1º ano deve ser capaz de de ler textos adequados a sua idade.
 O pacto tem mais dois eixos: um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando sua alfabetização, o outro determina que toda criança ao final do 3º ano do Ensino Fundamental deve estar com a alfabetização consolidada.
- Toda essa discussão sobre a alfabetização começou quando fizemos um diagnóstico da rede e constatamos, no início da nossa gestão, que tínhamos 28 mil analfabetos funcionais no 4º, 5º e 6º anos. Isso era um sintoma de que a alfabetização não estava indo como deveria - diz a secretaria municipal de Educação, Cláudia Costin.
Um dos desafios para conseguir alfabetizar os estudantes no 1º ano é reduzir o número de faltas dessas crianças. Um levantamento da Secretaria municipal de Educação mostra que os alunos do 1º ano são os que mais deixam de ir à escola. No primeiro bimestre deste ano, 24% dos alunos dessa série tiveram 12 % ou mais de faltas, enquanto 8 % dos estudantes do 1º ano chegaram a 25% ou mais de faltas.
Mudar a visão de dentro das próprias escolas  é o outro desafio. Como não há reprovação até o 3º do Ensino Fundamental, a alfabetização de muitos alunos acaba sendo diluída ao longo dos anos iniciais. Em 2010, a Secretaria implantou avaliações no início e no fim do 1º ano com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Cláudia Costin, no fim do ano passado, 83 % das crianças já estavam sendo alfabetizadas no 1º ano, na faixa dos 6 anos.
- A nossa meta é atingir a quase totalidade, com cerca de 95 % das crianças – fala da secretária.
DICAS PARA AUXILIAR A ALFABETIZAÇÃO:
(Fonte: Guia da Educação em Família da prefeitura)
- Tenha sempre lápis e papel em casa, à disposição das crianças.
- Sempre que for escrever com o seu filho, não use abreviações.
- Jogue forca, caça-palavras e outras brincadeiras que façam seu filho escrever.
- Se o seu filho está com dificuldades em se alfabetizar, o melhor a fazer é estimulá-lo, e não pressioná-lo.
- Começar a ler e escrever mais tarde não é sempre sinal de problema de aprendizagem ou falta de inteligência.
- Converse com o professor para saber o ritmo de seu filho. Cada criança tem um nível de maturidade.
- Não fique apontando o erro toda hora, ou seu filho poderá ficar inibido. Os erros fazem parte do processo.
- Tire as dúvidas de seu filho, quando ele perguntar como se escreve uma palavra. Se não souber, olhem juntos no dicionário.
- Garrancho não é problema. O importante é que a letra seja legível e ele saiba o que está escrevendo. Deixe-o rabiscar à vontade.
Fontes: Sangari Notícias/Blog 09CRE