terça-feira, 31 de julho de 2012

CHEGARAM AS CRIANÇAS!

E A NOSSA ÁRVORE, FELIZ, ENFEITOU-SE TODA PARA RECEBÊ-LAS!

Antes que seja tarde
Ei criança!
Em seus sonhos coloridos
viaje para um mundo
feliz e saudável.
Sinta, bem forte,
o ar que você respira,
o alimento que sustenta o seu corpo,
a água que o purifica.
Ensine ao Homem
que devemos proteger
as florestas, os animais ,
as aves e os rios.
Que desmatando, queimando,
caçando , poluindo,
estaremos destruindo
nossas próprias chances de vida;
Que os animais devem ser
amados e protegidos
nos lugares onde vivem ;
que as florestas precisam
continuar purificando o ar
sem ameaça de destruição;
que o lixo não deve ser atirado nos rios
provocando a morte dos peixes
e de outros seres que vivem na água;
que não devemos poluir a atmosfera
nem destruir a camada de ozônio,
abrindo um buraco no céu
e tornando os raios solares perigosos
à vida de todos os seres;
Criança!
Você tem muito a ensinar ao Homem.
Sua tarefa é bela e sublime.
A natureza ficará agradecida
e retribuirá sempre
ao bem que lhe fizemos.

Autor Desconhecido


segunda-feira, 30 de julho de 2012

BOM DIA! BOM RETORNO!


SEJAM BEM-VINDOS!

Sorriso
É o cartão de visita das pessoas saudáveis.
Distribua-o gentilmente.
O Diálogo
É a ponte que liga as duas margens, do eu a você.
Transmite-o bastante.
Amor
É a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um(a) eterno(a) desafinado(a).
A Bondade
É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores na sua vida.
A Alegria
É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
sinta esse perfume na sua vida.
TENHAMOS TODOS UM BOM RETORNO, APÓS MERECIDO RECESSO!

domingo, 29 de julho de 2012

JOGOS OLÍMPICOS 2012 - LONDRES

DESEJAMOS SUCESSO AOS NOSSOS ATLETAS!
                              Equipe do Brasil no Desfile de Abertura



Os mascotes
Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres 2012. Eles são animações que representam duas gotas de aço. 
Foram desenvolvidos por uma agência britânica chamada Iris. De acordo com seu criador, os mascotes surgiram das duas últimas gotas de aço que restaram da última viga de suporte do Estádio Olímpico de Londres.
Os nomes
Os nomes escolhidos fazem referência a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stoke Mandeville. A primeira cidade foi onde ocorreu a Wenlock Games, que serviu de inspiração para o Barão de Coubertin (idealizador das Olimpíadas Modernas). Já a segunda cidade foi onde ocorreram os Jogos Stoke Mandeville, precursor das Paraolimpíadas. 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DIA DO VOVÔ E DA VOVÓ - 26 de julho



Não importa qual seja a sua idade atual: moço, meia idade ou velho. Sua idade é um estado de sua mente e seus interesses devem sempre estar voltados para o futuro, para a frente, para o amanhã.
Aos avós o nosso abraço e gratidão por tudo o que já fizeram e ainda fazem por nós.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

SANTOS DUMONT, o pai da aviação


Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele).

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta e inventor brasileiro.
É considerado por muitos como o pai da aviação, tendo sido o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.
 “Há um ditado que ensina "o gênio é uma grande paciência"; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.
 

TAREFA DE CASA/exercício de responsabilidade


A tarefa de casa tem sido um dos grandes problemas nas classes de educação infantil e, também, para as crianças da alfabetização. Alguns pais pensam que é correto fazê-la para o filho, que chega cansado da escola e quer brincar.
Isso é um erro, pois a criança deve perceber que a tarefa é uma obrigação sua, um dever que precisa ser cumprido.
É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a execução da tarefa, o momento da tarefa, onde as pessoas da casa tenham também outras coisas a fazer, para servir de exemplo para a criança. Os pais podem dizer que “enquanto você faz a sua eu faço a minha”, deixando-a ali.
Se a criança tiver alguma dificuldade na atividade é diferente. Os pais devem ensiná-la e sair de perto novamente, para que este não se acostume com a sua presença. Só em caso de extrema dificuldade é que os pais deverão acompanhá-los na realização da mesma.
Aos poucos a criança vai criando responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que através dela é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente.
Hoje em dia, em razão da distância entre pais e filhos que é conseqüência da correria do dia a dia, é normal que as crianças queiram chamar a atenção dos pais, querendo que fiquem   perto na hora da tarefa. Se os pais não se importarem e puderem dar atenção nesse momento, será de extrema importância para a criança, já que ficam  longe o dia todo. Muitas crianças choram, ficam  nervosas, o que é perfeitamente normal. É mesmo uma forma de chamar atenção e manter os pais próximos a ela.
O que não pode acontecer é da criança manipular os pais de tal forma que nunca possam sair de perto, fazendo com que o filho se torne dependente de sua presença. Isso pode causar-lhe outros problemas futuros, como insegurança, medo e angústia.
É importante ressaltar que na escola a criança faz a tarefa sozinha, somente com as explicações da professora e que, se consegue na escola, tem condições de fazê-la em casa também, pois a professora não iria passar uma atividade que não estivesse de acordo com a capacidade de seus alunos.
Aos poucos os pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeita que fez, pois assim conseguirão mostrar que é apenas uma simples tarefa.
Assim que a criança terminá-la, é importante que os pais confiram a mesma e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

É muito importante a parceria da família /escola para que a criança sinta segurança e prazer nos estudos.
A tarefa de casa  servirá para fixar,ou lembrar o que lhe foi ensinado na escola e também  para exercitar-lhe a responsabilidade, a medida que estiver executando a tarefa solicitada.
Regina de Carvalho Ribeiro
Coordenação Pedagógica

DIA DO AMIGO com Vinícius de Moraes


PARA VOCÊ, COM CARINHO.

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade
que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite
que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem
intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido
todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os
meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o
quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer
o quanto gosto deles.Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão
incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não
declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de
como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu
equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu,
tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto
pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida
ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
[...]
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da
vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando
comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e,
principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que
são meus amigos!
Vinícius de Moraes

Um grande abraço a todos os amigos que nos ajudam com seu trabalho,com sua palavra,com a sua torcida para que tudo esteja certo.Nossa equipe agradece  e conta com todos vocês para o
sucesso do nosso trabalho com as crianças que a nós são confiadas.
FELIZ DIA DO AMIGO!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Após o COC / CONFRATERNIZAÇÃO




Após o conselho de classe comemoramos a chegada dos
nossos novos colaboradores - os calouros na Unidade Escolar.
 Os colegas puderam também homenagear a Profª Gheisa
que casa-se na próxima semana.
FELICIDADES TIA GHEISA!





II CONSELHO DE CLASSE 2012 - JULHO


A finalidade do conselho de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.

Na prática o conselho de classe acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

EDUCAÇÃO



tia Gleice, tia Lu e tia Jaque(E.I.,3ºano,Educação Física)

Verdades da Profissão de Professor
Paulo Freire

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. É  importante que todos nós repensemos os nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Às professoras, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Trabalhando a inclusão


SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

A Sala de Recurso Multifuncional é um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais.
Não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
- equipamentos (scanner, computadores, impressoras);
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
Este atendimento deve ser realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).
Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.br e/ou publicação de 
Alves, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, 2006. Esta publicação traz a definição de AEE, alunos atendidos, perfil do professor e demais informações pertinentes.

Fla-Flu - Bem de Natureza Imaterial.




DECRETO Nº 35878 DE 05 DE JULHO DE 2012

DIÁRIO OFICIAL de 6 de julho de 2012

Reconhece a partida de Futebol Fla-Flu como Bem de Natureza Imaterial.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e;
CONSIDERANDO a efeméride dos 100 anos de realização da primeira partida, em 7 de julho de 1912, entre o Clube de Regatas do Flamengo e o Fluminense Football Club, cujo acrônimo Fla-Flu, no “derby” esportivo que veio a tornar-se o “Clássico das Multidões”, como denominou o jornalista Mário Rodrigues Filho em 1933;

CONSIDERANDO ser um dos “clássicos” mais charmosos do mundo;

CONSIDERANDO que este clássico imortalizou jogadores como Leônidas da Silva, Zico, Leandro, Júnior, Rivellino, Telê Santana, Washington, Castilho, Doval, Renato Gaúcho, Ézio, Assis, Romário, Sávio, Gérson, Romerito, Edinho e Nunes, dentre outros;

CONSIDERANDO a relevância do futebol, além da dimensão do desporto e da prática atlética, mas também como manifestação cultural e social conferindo-lhe caráter antropológico para o melhor entendimento e compreensão da sociedade e da identidade carioca;

CONSIDERANDO que a Cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras sedes dos primeiros clubes de futebol que surgiram no Brasil, assim como das primeiras torcidas organizadas;

CONSIDERANDO que o Fla-Flu é uma celebração que sintetiza a identidade carioca e signo máximo do saudável antagonismo esportivo;

CONSIDERANDO as distintas manifestações artísticas e culturais que fazem referência à partida como atributo estético universal, como bem sintetizou o jornalista e escritor Nelson Rodrigues na máxima: “O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada”;

CONSIDERANDO os estudos em curso pela então Subsecretaria de Patrimônio Cultural para o conhecimento, inventário e registro das manifestações do futebol;

CONSIDERANDO o Decreto n.º 28.787 de 4 de Dezembro de 2007, que declara a Torcida do Flamengo bem imaterial, e

CONSIDERANDO a necessidade de estruturar política de inventário, registro e salvaguarda conforme Decreto n.º 23.162, de 21 de Julho de 2003;

DECRETA:

Art. 1º Fica reconhecido como Bem de Natureza Imaterial a partida de futebol Fla-Flu, registrada como Forma de Expressão da sociedade carioca.

Art. 2º O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade será responsável pelos trabalhos técnicos com fins de realização dos estudos, pesquisas e inventários necessários à efetivação do registro e inscrição no livro das formas de expressão.

Parágrafo único: A Secretaria Municipal de Fazenda - SMF e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL adotarão as medidas necessárias à implementação do trabalho técnico de registro, naquilo que lhes for pertinente.

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2012; 448º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Sistema Escola 3.0 / SGA

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Circular E/SUBTE Nº /2012

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012.

Assuntos: Sistema Escola 3.0 / SGA – circular direcionada somente às escolas que já participam da implantação

Sr.(a). Coordenadora de E/SUBE/CRE,
Sr.(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Sr.(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Sr.(a) Professor(a),

Pedimos desculpas e agradecemos a compreensão de vocês com as dificuldades que estamos enfrentando na implantação do novo sistema de gestão acadêmica: o SGA. Estamos certos de que ele trará benefícios para a rede, mas entendemos que há um tempo de adaptação em qualquer mudança deste porte. Temos total conhecimento sobre os problemas de infraestrutura, na estabilidade do sistema e de comunicação e estamos trabalhando muito para resolvê-los.

Na sexta-feira, dia 13 de julho, foi disponibilizada uma nova versão do sistema com os campos "NCM" e "NCP" na tela de "Registro de Avaliação" sem as explicações adequadas para todos os usuários do sistema. Estes campos se referem às avaliações do projeto de contraturno Nenhuma Criança a Menos de Matemática e Português, respectivamente. Por um erro de programação, estas notas estão sendo indevidamente computadas na média final dos alunos, que aparece na tela "Fechamento do COC". A equipe técnica está trabalhando para corrigir este equívoco, e a versão prevista para entrada amanhã após as 18h já calculará a média corretamente, sem considerar as notas das avaliações do Nenhuma Criança a Menos.

LEMBRAMOS QUE A RESPONSABILIDADE PELA INCLUSÃO DAS INFORMAÇÕES NO SGA, NESTE MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO, É DE RESPONSABILIDADE DO ADMINISTRATIVO DAS ESCOLAS, SENDO A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DESEJÁVEL, MAS NÃO OBRIGATÓRIA.

O sistema foi também desenvolvido para substituir o Registro de Classe manuscrito por um registro digital que facilitará a vida do docente e a compilação dos dados pelo administrativo da escola. Desta forma, convidamos os docentes a fazerem uso das funcionalidades para eles desenvolvidas, certos de que este uso contribuirá para o aperfeiçoamento constante do sistema.

NO CASO DA NÃO UTILIZAÇÃO POR UM OU UM GRUPO DE PROFESSORES, OS GESTORES DA ESCOLA DEVERÃO INCLUIR SOMENTE OS DADOS RELATIVOS À FREQUÊNCIA E NOTAS DOS ALUNOS, EXATAMENTE COMO JÁ ACONTECIA NO SCA.

Quanto aos problemas de lentidão, estamos melhorando a infraestrutura por trás do sistema, assim como o desempenho do mesmo, que, admitidamente, ainda está aquém do desejado.

Anexamos a esta circular orientações mais detalhadas sobre o uso do sistema.

Atenciosamente,

Rafael Parente

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA


LEI 5491 Semana da Valorização da Família 

DIÁRIO OFICIAL de 17 de julho de 2012

Institui a Semana da Valorização da Família na Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

Autor: Vereador Marcelo Piuí

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituída a Semana de Valorização da Família, na Rede Municipal de Ensino, reafirmando a sua importância na construção da sociedade brasileira, ressaltando o dever das instituições em zelar pela família e a promoção do seu fortalecimento.

Art. 2º Para execução do projeto será inserido ao calendário escolar ao menos uma hora diária, durante uma semana, uma vez ao ano, reservada a realização da semana dedicada ao tema na Rede Pública Municipal de Ensino, com objetivo de atingir aos propósitos, cujo tema poderá seguir a presente ordem:

I - promover palestra para alunos, pais de alunos e a comunidade em geral sobre o tema Família, preferencialmente na abertura da Semana;

II - promover concurso de redação referente ao tema Família e a sua importância;

III - confeccionar murais alusivos à importância da Família;

IV - promover peças teatrais que abordem o tema Família e a importância do diálogo na relação familiar;

Art.3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

EDUARDO PAES

domingo, 15 de julho de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA


III JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO – SME

Segue a programação de cada dia:

· 16/07 (segunda-feira) – Tema: “Infâncias”
Palestrante: Tânia de Vasconcellos

· 17/07 (terça- feira) – Tema: “Corpo e Movimento”
Palestrante: Marco Santoro

· 18/07 (quarta-feira) – Tema: “Brincadeiras”
Palestrante: Renata Meirelles

· 19/07 (quinta-feira) – Tema: “Mídia e Consumo”
Palestrante: Pedrinho Guareschi

·      Polo V – Centro de Convenções Sulamérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova.
   20/07 (sexta-feira) – Tema: “Letramento na Educação Infantil”
Público alvo:   Diretores  e/ou  CPs

JORNADA PEDAGÓGICA


...e por falar em leitura

Li e recomendo a leitura!
Este livro faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE do Professor.
Procure-o na Sala de Leitura!



HENRIQUE DIAS - uma escola que lê!



O faz de conta infantil é uma magnífica escola para o desenvolvimento intelectual da criança, pois aí ela aprende a dominar os signos convencionais e sua utilização, e também a construir modelos de relação entre pessoas (Vénguer)


Realmente, para comunicar à criança os comportamentos que são típicos do leitor, 
é necessárioo que o professor os encarne em sala de aula, 
que proporcione a oportunidade a seus alunos de participar em atos de leitura que ele mesmo está realizando, 
que trave com eles uma relação de “leitor para leitor”.
 (Delia Lerner)






FESTA JUNINA na HENRIQUE

Dia 11 de julho foi dia de aula festiva!
Comemorando o 2º bimestre e o sucesso nas avaliações nada melhor que uma festa de confraternização!
Foram mostrados em cartazes e murais os trabalhos feitos durante o bimestre, as  crianças dançaram e cantaram. A família colaborou com bolos  e doces típicos de uma festa junina.

                                                                                 


APRENDENDO A CONVIVER

A Equipe Lúdica da GM Rio esteve na E.M.Henrique Dias, no dia 10 de julho, mais uma vez, falando e apresentando uma palestra teatralizada sobre a boa convivência. A garotada gostou muito e participou ativamente. A Equipe apresentou-se nos dois turnos.
                                                                                  

PREMIADOS PELO IDERIO- Meta 2011


Resolução SME 1156 de 15/09/2011, publicada no DO de 16/09/2011

(...)

§ 2º Para fins de premiação nos anos ímpares, as Unidades Escolares que não possuam IDEB nos anos iniciais e nos anos finais serão avaliadas pelo IDERIO obtido nos dois anos do período a que a meta se refere, conforme tabela constante do Anexo Único desta Resolução.
(...)

(Estas são as escolas que serão premiadas pelo IDERIO, já que NÃO TÊM 5º ANO; os índices estão na ordem abaixo.)  
ANEXO ÚNICO 
2010-IDERIO resultado/Meta 2012 ; 2009-IDERIO resultado/Meta2011
09.18.002 Escola Municipal Professora Orminda Rodrigues 4,3 4,8 4,4 4,9
09.18.003 Escola Municipal Iva Gomes Ribeiro 5,9 6,3 6,1 6,2
09.18.015 Escola Municipal Henrique Dias 5,5 5,9 5,2 5,6
09.18.037 Escola Municipal Santa Isabel 4,9 5,5 4,7 5,3
09.18.039 Escola Municipal São Camilo de Lelis 4,8 5,4 4,4 4,9
09.18.062 Escola Municipal Luiz Edmundo 5,2 5,6 4,4 4,9
09.18.087 Escola Municipal Professora Sonia Maria Maltez Fernandez 4,7 5,3 5,1 5,5

sábado, 14 de julho de 2012

2º SEMESTRE


SÁBADO, 14 DE JULHO DE 2012

ALTERAÇÃO NO CALENDÁRIO ESCOLAR 2012

Senhor(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE
Senhor(a) Gerente de E/SUBE/CRE/GED
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar

Informamos que, para favorecer ao corpo docente um momento coletivo de análise dos resultados do trabalho pedagógico do 1º semestre e de replanejamento das ações para o 2º semestre, fica transferido o Centro de Estudos Geral do dia 19 de setembro para o dia 30 de julho.


O reinício das aulas no 2º semestre acontecerá, portanto, no dia 31 de julho.