segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESCOLA COM QUE EU SONHO

Segunda-feira, 30/05/2011- O GLOBO-2ªedição.
“Alunos motivados não faltam, não se evadem”

Terezinha Saraiva – Educadora e ex-secretária municipal de Educação.

“Há inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho dos alunos e das escolas que participam de avaliações. Entre eles: professores com boa formação, que dominem plenamente o conteúdo da disciplina ou disciplinas que lecionam, que tenham boa prática docente para saber ensinar, motivando seus alunos e mantendo-lhes o interesse permanente. Alunos motivados não faltam, não se evadem. [...] É preciso que os professores tornem suas aulas tão atraentes e coloridas como é o mundo. Chega de escola funcionando em preto e branco, sem qualquer atrativo. A escola tem que ser o local atraente e prazeroso para professores e alunos.
É indispensável que os professores conheçam seus alunos. Como vivem, suas possibilidades e limitações. Não basta conhecer cada aluno. Não só o nome, mas sua vida. No momento em que o professor conhece os alunos, encontra melhor caminho para despertar seus interesses, afastar seus bloqueios e faze-los aprender. Motivado, estimulado, bem ensinado, ocorre a aprendizagem.
Evidentemente que um aluno que vive estimulado pelo ambiente cultural da sua casa, bem alimentado, amado, com uma família que acompanha seus estudos tem mais possibilidade de um bom desempenho escolar. Entretanto, um aluno que não tenha essas condições, se amado e estimulado pelo professor, conseguirá obter um bom desempenho.”

sábado, 28 de maio de 2011

ARTE NA ESCOLA





Ensino de Arte nas escolas regulares

Célia Maria De Castro Almeida

Um dos desafios aos professores e professoras que atuam na educação básica ─ não apenas para aqueles que nela ensinam Arte ─ é buscar uma maior aproximação entre a educação e a vida cotidiana, reforçando, enriquecendo e ampliando uma rede de conhecimentos e experiências múltiplas vivenciadas por alunos e alunas no dia a dia de suas vidas.

Mas há também outros desafios, como possibilitar aos estudantes a oportunidade de construir novos conhecimentos e de ter novas experiências que alarguem e ultrapassem o âmbito dos saberes e fazeres próprios da vida comum. Outro aspecto é contemplar a pluralidade cultural nos currículos da educação básica, a fim de superar um etnocentrismo que explicitamente ou implicitamente ainda prevalece nos conteúdos curriculares. Urge superar uma educação escolar assentada numa visão essencialista, universalista e igualitária, que legitima certa civilidade e exclui a expressão de minorias culturais. No ensino de Arte, estes dois desafios se entrelaçam e podem ser sintetizados em um: o de se promover o contato do alunado com uma produção artística plural, que contemple não apenas a chamada arte erudita expressa em suas várias linguagens ─ música, artes cênicas, dança, artes visuais ─, como as mais variadas formas de expressões estéticas da cultura tradicional e da cultura de massa.

ESCOLA DE LEITORES

É uma escola onde todos compartilham o prazer de ler...

Segundo Orlando Morais (1997) a leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Em que, no início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade lingüística significativa. Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata. Pois quando esta apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.
Podemos vincular o conceito de leitura ao processo de literacia, numa compreensão mais ampla do processo de aquisição das capacidades de leitura e escrita e principalmente da prática social destas capacidades. Deste modo, a leitura nos insere em um mundo mais vasto, deconhecimentos e significados, nos habilitando inclusive a decifrá-lo; daí a noção tão difundida de leitura do mundo.
A escrita deve ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
Segundo Fanny Abramovich, é por meio de narrativas que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, de outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem caráter de aula... Porque, se tiver, deixa de ser literatura, deixa de ser prazer e passa a ser Didática, que é outro assunto (não tão preocupado em abrir as portas da compreensão do mundo). (Wikipédia, a enciclopédia livre.)



sexta-feira, 27 de maio de 2011

" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
( Affonso Romano de Sant’Anna )

ESCOLA DE LEITORES

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

MULTIRIO

O Jornal do Aluno mudou de nome
Márcia Pimentel
O Jornal de Aluno mudou de nome! A edição distribuída para os estudantes do 1º ao 4º ano agora se chama O Tagarela. Já a edição para aqueles que estudam nas demais séries do Ensino Fundamental se chama Entre Jovens. Os novos nomes foram escolhidos depois de uma enquete realizada pela Multirio, que perguntava aos alunos da Rede Municipal de Ensino como o jornalzinho deveria ser rebatizado.
Entre Jovens foi o nome proposto pelo aluno Fábio Luiz Archangelo Junior, que estuda na E. M. Ministro Alcides Carneiro, em Campo Grande. Já O Tagarela foi sugerido pelo aluno Rodrigo Costa Freitas, da E. M. Leônidas Sobrinho Porto, localizada em Bangu. Por terem tido suas sugestões acatadas pela Multirio, eles foram convidados para uma visita à empresa.
Agora que você já sabe dos novos nomes do Jornal do Aluno, fique ligado, porque o Entre Jovens e O Tagarela chegarão em breve às escolas, em edições super bonitas e caprichadas, com muitas informações interessantes e com conteúdos totalmente diferentes um do outro!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ENSINANDO A VER...

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...”
“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”
“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”
Rubem Alves

quarta-feira, 25 de maio de 2011

EDUCAÇÃO




“A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende é a descoberta de si mesma” Carl Rogers

terça-feira, 24 de maio de 2011

multirio

Educação em Rede destaca o bom desempenho da Educação Infantil
MultiRio

No programa Educação em Rede desta semana, a apresentadora Carla Ramos conversa com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Simone Souza. Ela fala sobre o Prêmio Anual de Desempenho da Educação Infantil, que contemplou 91 projetos pedagógicos que contribuem na melhoria da aprendizagem.
Educação em Rede mostra, ainda, o trabalho de reforço escolar desenvolvido na E.M. Itália, em Rocha Miranda, que tem o segundo melhor desempenho no Ideb.
O programa também exibe uma reportagem com alunos do Ginásio Experimental Coelho Neto, que falam dos seus planos para o futuro.
A nova série Tempo e Movimento, que a MultiRio estreia em junho, é outro destaque dessa edição.
Educação em Rede vai ao ar nesta quarta (25/5), às 8h e às 13h, no canal 14 da NET, com reprise no mesmo canal na quinta-feira (26/5), às 11h, e no sábado (28/5), às 12h30.

ELEIÇÂO DO GRÊMIO ESCOLAR - 2011

Novas Datas
16,17 e 18 de maio - Assembléia para escolha da Comissão Eleitoral.
19 de maio - Reunião Comissão Eleitoral na CRE.
23 e 24 de maio - Inscrição de Chapa.
08,09 e 10 de junho - Campanha na Escola.
13 e 14 de junho - Eleição.
14, 15 e 16 de junho - Apuração (ou 14 caso aconteça o término da eleição).
20 de junho - Posse na Escola.
21 de junho - Posse na CRE.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

E.M.HENRIQUE DIAS - BUSCANDO A QUALIDADE...





...Importante na escola na escola não é só educar,não é só trabalhar,é também criar laços de amizade,é criar laços de camaradagem,é conviver,é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil estudar,trabalhar,crescer,fazer amigos,educar-se, ser feliz.
(Paulo Freire)




REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS - 21 de MAIO







A primeira reunião com responsáveis,aos sábados, na Henrique Dias, foi um sucesso! Foi excelente a participação dos responsáveis.A frequência superou as expectativas.Recebendo os responsáveis estavam a Diretora Professora Alcir P. Vidal, a Diretora Adjunta Professora Lenice V. Belo, a Coordenadora Pedagógica Professora Regina de C. Ribeiro e, representando os professores regentes estava a Professora Lucilene B. Pereira(Turma 1102).A diretora agradeceu a presença de todos, falou do desempenho da escola no IDERio,da importância do apoio e participação dos pais na vida escolar dos filhos e do valor dessa atuação no sucesso da Escola e do aluno. Ao lado da Coordenadora, falou da importância do zelo com o material escolar,do uso do uniforme e sua importância na identificação do aluno.Mostrando, comentou os cadernos de apoio pedagógico e como são usados. Falou sobre a Cartão Família Carioca ea importância da frequência e das boas notas nas avaliações,condições necessárias para receber esse benefício.A Equipe de Direção relembrou a importância da família no sucesso escolar do aluno, destacando que a presença dos responsáveis em todos os eventos pedagógicos e reuniões é fundamental para estreitar a parceria entre a Família e a Escola. Lembrou também, a todos que,diariamente a Escola está disponível, nos horários previstos pela Resolução Nº1128, de 25/04/2011, para atendimento e orientações a todos os responsáveis. Esclareceu ainda, que a presença às reuniões previstas no Calendário Escolar como uma das condicionalidades para que os beneficiários do Cartão Família Carioca façam jus ao benefício, o que torna sua presença obrigatória. Foram entregues os boletins com as notas do 1ºbimestre aos responsáveis.Os responsáveis presentes assinaram as listagens e areunião foi encerrada às 11 horas como estava previsto.







MENSAGEM

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CARTÃO FAMILIA CARIOCA

REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS
Quando ? - Dia 21 de maio de 2011 ( Sábado )
Que horas? - 9h às 11h
Onde ? - Nas Escolas Municipais do Rio de janeiro

No dia 21 de maio, sábado, estará acontecendo a primeira Reunião de Responsáveis, prevista no Calendário Escolar. Todos os responsáveis por alunos estão sendo convocados a participar para conhecer a proposta de sucesso escolar que juntos estamos propondo para as nossas crianças e adolescentes.

COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA E EMPENHO DO PROFESSOR TÊM RESULTADOS POSITIVOS NA EDUCAÇÃO
É o que destaca as duas primeiras reportagens desta semana da série do Jornal Nacional sobre Educação

A participação da família na trajetória de estudos dos filhos e a dedicação do professor são fundamentais para o desempenho escolar. É o que constatou o repórter André Luiz Azevedo nas duas primeiras reportagens da série que o Jornal Nacional da Rede Globo vem exibindo nesta semana, por meio do Projeto JN no Ar, e que trata da alfabetização nas escolas públicas brasileiras.

Na segunda-feira, 16 de maio, o repórter visitou duas escolas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Na terça-feira (17), esteve na capital do Espírito Santo, Vitória. O jornalista é acompanhado pelo especialista em Educação, Gustavo Ioschpe, que complementa as reportagens com análises de aspectos como a evolução da aprendizagem e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é o critério de escolha das unidades de ensino visitadas. Em cada município, a equipe de reportagem passa pela escola com o maior e o menor Ideb e analisa os fatores que comprometem ou colaboram com o aproveitamento escolar e a melhoria da qualidade do ensino.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MONTEIRO LOBATO

EDUCAÇÃO- Demétrio Weber
PROFESSORES RECEBERÃO CARTILHA SOBRE COMO USAR OBRA DE MONTEIRO LOBATO
MEC rejeitou parecer do CNE contra “Caçadas de Pedrinho”,acusado de racista.
BRASÍLIA- Após rejeitar parecer do Conselho Nacional de Educação contrário à distribuição do livro”Caçadas de Pedrinho”, do escritor Monteiro Lobato (1882-1948),acusado de racismo,o Ministério da Educação distribuirá a professores da rede pública um manual sobre como lidar com o tema em sala de aula. O texto reconhece a presença de elementos racistas na obra de Lobato, mas argumenta que o preconceito está inserido num contexto histórico e que obras literárias não devem ser sujeitas a censura, cabendo aos professores fazer a mediação.
A Coleção Explorando o Ensino trata de 20 áreas do conhecimento e já está disponível na página da Secretaria de Educação Básica do MEC (www.mec.gov.br). Com 220 páginas, o volume dedicado à língua portuguesa no ensino fundamental destina as últimas 11 páginas à abordagem de preconceitos e estereótipos nas atividades de leitura. Lobato é um dos autores citados. O GLOBO-2ªedição –terça-feira- 17/05/2011p.4

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL

GRÊMIO ESTUDANTIL :União,Força e Atitude!
(slogan criado pelo aluno Leonardo da Silva Firmino da E/SUBE/CRE(10.19.14) EM Coronel Berthier.
Cronograma da Eleição

17 de maio - Assembleia para escolha da Comissão eleitoral
19 de maio - Reunião da Comissão Eleitoral na CRE
23 e 24 de maio - Inscrição de Chapa
26,27 e 30 de maio - Campanha na Escola
31 a 1º de junho - Eleição
1º de junho - apuração
3 de junho - posse na Escola
6 de junho - posse na CRE.

domingo, 15 de maio de 2011

IDERIO 2010

Nesta sexta-feira (13/05), a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro divulgou as escolas públicas com melhor colocação no IDE-Rio 2010 (Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro), criado pelo próprio órgão com base no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A escala de classificação é de 0 a 10.
Segundo os dados divulgados, as escolas da rede municipal atingiram uma média de 4,6 para os anos iniciais do ensino fundamental e de 4,0 para os finais. No ano passado, foi de 4,3 para os iniciais e 3,5 para os finais. Em metas definidas para cada escola num contrato com a secretaria, pouco mais da metade (513) atingiu o resultado esperado em 2010, contra 290 em 2009.
UOL Celular

IDERIO 2010

ULTRAPASSAMOS A META EM 2010.
Parabéns professores!
Parabéns alunos!
Parabéns comunidade escolar!
ESTAMOS ENTRE AS ESCOLAS PREMIADAS!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

VINÍCIUS DE MORAES NO CIDADE DE LEITORES-multirio

Vida e obra de Vinicius de Moraes no Cidade de Leitores da MultiRio
Nessa homenagem ao Poetinha, vamos saber um pouco mais da sua vida intensa. Conhecido como um boêmio inveterado, sua obra, que é vasta, passa pela literatura, pelo teatro, pelo cinema e pela música. No Cidade de Leitores desta quinta (12), a jornalista Leila Richers vai à livraria Bossa Nova, no Beco das Garrafas, reduto da boemia carioca nos idos de 1960, para entrevistar José Castello.

O escritor, jornalista e crítico literário é autor do livro Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão – uma biografia. A jornalista também conversou com o cineasta Miguel Faria Jr., diretor do documentário Vinicius, de 2005.

Cidade de Leitores será exibido no sábado (14), às 9h30, o programa vai ao ar, simultaneamente, na NET e na BandRio.(DORio-12/05/2011).

terça-feira, 10 de maio de 2011

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

Comemoramos com a comunidade escolar o DIA DAS MÃES na sexta-feira (06/05),todos reunidos encerramos o Projeto com apresentações de cada turma para as mães, avós, tias e madrinhas.
Um pequeno lanche foi servido oferecido pela equipe de professores e pela direção da escola.




No combate à Dengue...estamos fazendo a nossa parte.

Todas as turmas estão mobilizadas na campanha contra a Dengue.Palestras,pesquisas,rodas de conversa, da Educação Infantil ao 4º Ano,todos atentos no combate ao mosquito!


ALERTA CONTRA A DENGUE

O município do Rio de Janeiro registrou aumento de 4.330 novos casos de dengue nos últimos sete dias, totalizando 34.734 notificações confirmadas. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde. Em média, na última semana, foram 618 casos por dia.

Os bairros mais atingidos, considerando o número de casos de cada região, são Santa Cruz, com 3.728 casos, Campo Grande, com 3.646, Jacarepaguá, com 3.025, Bangu, com 2351, todos na zona oeste da cidade.



Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/em-sete-dias-rio-registra-4-300-novos-casos-de-dengue/#ixzz1LydiDYXQ

segunda-feira, 9 de maio de 2011

RIO CRIANÇA GLOBAL

O Programa Rio Criança Global (Decreto nº 31187 de 06/10/2009) define o ensino de língua estrangeira, mais especificamente a Língua Inglesa, como prioridade, com ênfase na comunicação verbal do idioma Inglês, para que nossos alunos possam trabalhar com turismo e interagir com atletas e turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo a secretária de educação Cláudia Costin o mundo contemporâneo globalizado exige muito mais do que apenas habilidades em Português ou Matemática. “Mas por que inglês e não japonês ou mandarim? Porque o inglês é a língua da comunicação mundial”, explicou a secretária.

– Em Copenhague, na Dinamarca, não havia um motorista, um recepcionista no hotel, uma pessoa num bar ou restaurante que não falasse inglês. Nos países desenvolvidos, cada vez mais as pessoas falam inglês. E os avanços tecnológicos nos colocaram em contato permanente com esse idioma. Quem entra na Internet acaba aprendendo ou sendo forçado a conhecer as palavras em inglês para se movimentar na Web ( Eduardo Paes).

O enfoque das aulas também será diferente, privilegiando a conversação e a fluência verbal.

Professor Bruno Ferrari

Dou aula de inglês na Escola Municipal Henrique Dias desde setembro de 2010 e percebo o quanto as crianças, em geral, são receptivas ao ensino da língua em questão. Como o material utilizado serve de guia – os planejamentos já estão prontos – cabe ao professor customizá-lo de acordo com as necessidades de cada turma.

A maioria dos alunos se mostra entusiasmada com as aulas, sempre se engajando nas atividades propostas. No entanto, o que percebo como professor, é que apesar de terem uma excelente participação, os alunos ainda permanecem hesitantes e não acreditam que podem falar inglês.

A fim de compensar tal situação, tenho feito atividades de revisão constantes para que assimilem melhor o vocabulário aprendido e tenho ainda insistido para que usem as expressões em inglês que já conhecem.

Com isso, posso afirmar que mesmo com eventuais problemas de disciplina, meus objetivos têm sido alcançados.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DAS MÃES - nossa homenagem

MÃE
Mãe! São três letras apenas
As desse nome bendito:
Três letrinhas nada mais...
E nelas cabe o infinito.
E palavra tão pequena
- Confessam mesmo os ateus-
É do tamanho do céu!
E apenas menor que Deus...
(Mário Quintana)
. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens. (Pitágoras)
Estamos comemorando hoje, com a comunidade escolar, o Dia das Mães.
PARABÉNS MAMÃES PELO SEU DIA!

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - MISSÃO

PPP:
Respeito é bom e eu gosto. ... e você?
"
Missão:
Possibilitar a formação de cidadãos capazes de escrever sua própria história com dignidade e respeito

quinta-feira, 5 de maio de 2011

HENRIQUE DIAS - Patrono da nossa Escola

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br



Há pouca documentação sobre Henrique Dias, um dos heróis negros da luta contra os holandeses. As informações só começam a aparecer, em 1633, quando ele se apresentou ao general Matias de Albuquerque “para servir com alguns de sua cor em tudo o que lhe determinasse”, tornando-se o capitão do grupo e recebendo a patente de governador dos crioulos, negros e mulatos do Brasil.

Sabe-se que nasceu em Pernambuco, mas não se conhece a data do seu nascimento. Também não se sabe se nasceu escravo ou liberto, nem quem foi sua mulher. Não teve filhos homens, mas quatro filhas, duas das quais se chamavam Guiomar e Benta.

Não há um retrato seu autêntico, conhecido. Os que aparecem nos compêndios e até em livros eruditos são pura fantasia.

Sua primeira ação militar foi a defesa do Engenho São Sebastião, quando contou com a ajuda de vinte negros e de outros capitães, e onde recebeu o primeiro dos seus 24 ferimentos lutando contra os holandeses. Num desses ferimentos sua mão esquerda teve que ser amputada.

Travou combates com os holandeses em Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte, não perdendo sequer uma batalha. Tomou parte, entre outras, nas batalhas das Tabocas, de Casa Forte, quando defendeu o engenho de Dona Anna Paes, de Cunhaú e dos Guararapes.

Henrique Dias estabeleceu-se numa estância no contorno do Recife e da cidade Maurícia (atual bairro de Santo Antônio) que, segundo os documentos, era a mais próxima dos inimigos. Ficava tão perto dos holandeses que, às vezes, o duelo não era com bala e sim com palavras de desafio e injúria. Da sua estância realizou várias investidas importantes contra os batavos. O local foi atacado diversas vezes pelos flamengos, porém eram sempre rechaçados.

Com a rendição do Recife, em 1654, Henrique Dias, ao contrário de outros militares que combateram os holandeses, não recebeu as recompensas que lhe eram devidas, tendo que viajar a Portugal, em março de 1956, para requerer a remuneração atrasada dos seus serviços.

Foi-lhe concedida por Dom João IV, a comenda dos Moinhos de Soure, da Ordem de Cristo, que estava vaga por morte de Antônio Felipe Camarão, que já a possuía desde 1641.

Passou seus últimos anos em Pernambuco, morrendo em extrema pobreza no dia 7 ou 8 de junho de 1662, no Recife, sendo enterrado por conta do Governo, no Convento de Santo Antônio, em local desconhecido.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA


EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Equipe da E.M.Henrique Dias/2011
Professoras:
Jaqueline Pacheco Bresciane e Aline Salles Silvester

A Educação Física é uma disciplina que trata na escola de uma área , do conhecimento, que pode ser denominada de cultura corporal.

As formas de atividade usadas nesta disciplina podem ser: jogos, esporte, ginástica, dança, que constituem o seu conteúdo.

Damos destaque ao esporte que, como prática social que institucioanaliza os temas lúdicos da cultura corporal, projetando na dimensão complexa, fenômenos que envolvem códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e pratica.

Nosso país respira futebol.

E por conta disso, procuramos focar o futebol enquanto jogo, com suas regras e normas; enquanto espetáculo esportivo; enquanto mercado de trabalho; enquanto jogo popularmente praticado e enquanto fenômeno cultural que inebria milhões de pessoas em todo o mundo e em especial o povo brasileiro.

No ensino fundamental fazemos a iniciação ao atletismo, ao voleibol e ao basquetebol.

A dança de modo geral pode ser considerada como linguagem social, que permite a transmissão de sentimentos, emoções de afetividade vividas na esfera da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos de saúde, etc.

Todos os esportes devem ser adaptados às características e às necessidades de cada faixa etária buscando orientar os educandos quanto a saúde física e mental e ao mesmo tempo propiciar um ambiente escolar feliz e prazeroso – esta, uma das maiores realizações da educação física escolar.